Os cinco sentidos humanos em uma abordagem interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20791Resumo
A qualificação profissional e a formação para a cidadania são demandas crescentes em nossa sociedade e, para atendê-las, a legislação educacional propõe uma formação escolar que relacione o conhecimento construído com a realidade cotidiana dos alunos, interdisciplinarmente. O objetivo deste trabalho foi elaborar e executar aulas interdisciplinares sobre os Cinco Sentidos Humanos. Teve como justificativa a necessidade de proporcionar aos alunos da Educação Básica a construção do conhecimento por meio de atividades experimentais interdisciplinares e contextualizadas. Este trabalho foi resultado de um projeto de extensão desenvolvido de acordo com Edital 12/2009 do Programa Institucional de Estágio Acadêmico Remunerado (PIEEX). A metodologia adotada incluiu a realização de reuniões semanais entre seis graduandos e seis professores para a fundamentação teórica, discussão e elaboração das atividades práticas. O presente trabalho foi desenvolvido em uma Escola de Educação Básica, do município de Ituiutaba-MG, para 106 alunos do 2º ano do Ensino Médio, no segundo semestre de 2009. Ao final do projeto, aplicou-se um questionário aos alunos sobre as atividades desenvolvidas e os resultados evidenciaram que 95% deles aprovaram-nas. Concluiu-se que a realização do projeto na escola propiciou aos alunos aulas motivadoras e apresentou aos professores metodologias alternativas para tratar esse tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Thalles Douglas Souza e Silva, Mardiany Ribeiro dos Reis, Neusa Elisa Carignato Sposito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.