Os cinco sentidos humanos em uma abordagem interdisciplinar

Autores

  • Thalles Douglas Souza e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Mardiany Ribeiro dos Reis
  • Neusa Elisa Carignato Sposito

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20791

Resumo

A qualificação profissional e a formação para a cidadania são demandas crescentes em nossa sociedade e, para atendê-las, a legislação educacional propõe uma formação escolar que relacione o conhecimento construído com a realidade cotidiana dos alunos, interdisciplinarmente. O objetivo deste trabalho foi elaborar e executar aulas interdisciplinares sobre os Cinco Sentidos Humanos. Teve como justificativa a necessidade de proporcionar aos alunos da Educação Básica a construção do conhecimento por meio de atividades experimentais interdisciplinares e contextualizadas. Este trabalho foi resultado de um projeto de extensão desenvolvido de acordo com Edital 12/2009 do Programa Institucional de Estágio Acadêmico Remunerado (PIEEX). A metodologia adotada incluiu a realização de reuniões semanais entre seis graduandos e seis professores para a fundamentação teórica, discussão e elaboração das atividades práticas. O presente trabalho foi desenvolvido em uma Escola de Educação Básica, do município de Ituiutaba-MG, para 106 alunos do 2º ano do Ensino Médio, no segundo semestre de 2009. Ao final do projeto, aplicou-se um questionário aos alunos sobre as atividades desenvolvidas e os resultados evidenciaram que 95% deles aprovaram-nas. Concluiu-se que a realização do projeto na escola propiciou aos alunos aulas motivadoras e apresentou aos professores metodologias alternativas para tratar esse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2011

Como Citar

SILVA, T. D. S. e; REIS, M. R. dos; CARIGNATO SPOSITO, N. E. Os cinco sentidos humanos em uma abordagem interdisciplinar. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n22011-20791. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20791. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais