Extensão em uma clínica escola de Psicologia: impacto de um projeto piloto na formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20784Palavras-chave:
Clínica escola de Psicologia, Projeto piloto de extensão, Formação profissional.Resumo
A clínica escola de psicologia é o local para a atuação prática e aplicada da profissão durante o curso de graduação. Este artigo tem por objetivo levantar algumas reflexões sobre impacto dos resultados de um projeto piloto de extensão na formação de futuros psicólogos. O projeto foi realizado durante as férias letivas em uma clínica de psicologia de uma instituição particular de ensino superior no estado de Sergipe, com duas supervisoras e treze alunos do oitavo ao décimo períodos. Foram realizadas triagens, grupo recreativo infantil e grupo psicoeducativos de pais ou responsáveis. Como resultado houve diminuição na fila de espera para atendimento, aumento do repertório de habilidades interpessoais e estratégias de enfrentamento de crianças e dos pais, promoção de conhecimento teórico, prático e reflexivo dos alunos e, aumento da credibilidade da clínica junto á comunidade. Considera-se que a extensão vai além do atendimento comunitário, já que os ganhos atingem todos os envolvidos. Portanto, sugere-se que projetos deste nível sejam adotados de forma contínua.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Janaína Bianca Barletta, Ana Luiza Rocha Paixão, Lígia Maria Lorenzetti de Sanctis Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.