Literatura e contos de fadas em um projeto de extensão

Autores

  • Cristiane Manzan Perine UFU
  • Marisa Martins Gama Khalil UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20768

Palavras-chave:

Literatura, Oficina, Professor em formação

Resumo

Sabemos que a Literatura possibilita ao leitor uma visão crítica e criativa sobre o mundo, já que o texto literário não descortina um único significado, mas amplia-se, abrindo sentidos vários e alargando as visões sobre os sujeitos e a sociedade. Por este motivo, defendemos a importância do trabalho com a literatura na sala de aula. Seja agregada oficialmente ao currículo e trabalhada no cotidiano escolar como uma disciplina; seja de forma ocasional, trabalhada em oficinas, de modo a reforçar os conteúdos ministrados em sala de aula. Desse modo, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência frutuosa de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvimento através do ensino de literatura em contexto de escola pública. A escola pôde incentivar a leitura aos alunos ao fornecer a possibilidade de freqüentarem oficinas em horário extra-classe. Os ministrantes das oficinas foram professores estagiários prestes a terminar o curso de Letras, cursando a disciplina Prática de Ensino de Literatura e orientados por um professor experiente. Pudemos perceber que os alunos se sentiram mais motivados e interessados em aprender e conseguiram adquirir uma visão mais ampla de literatura, que vai muito além daquela fixada nos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-02-2013

Como Citar

PERINE, C. M.; GAMA KHALIL, M. M. Literatura e contos de fadas em um projeto de extensão. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REE-v11n22012-20768. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20768. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência