Socieconomia solidária: a expansão na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20734Resumo
A socioeconomia solidária ou economia solidária constitui-se numa alternativa de geração de trabalho e renda para a população excluída social e economicamente. A mesma é sustentada por alguns princípios básicos, a saber: autogestão, trabalho coletivo, solidariedade e desenvolvimento de uma atividade econômica. Observa-se um processo de expansão da socioeconomia solidária em todo o Brasil, principalmente a partir de 2007, devido, dentre outros fatores, ao elevado número de desempregados do país, bem como da necessidade de geração de renda para grande parte de brasileiros. Destaca-se a existência de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) em diversas áreas tanto de produção, quanto de prestação de serviços. Cabe ressaltar ainda, a presença de EES em Assentamentos de Reforma Agrária, o que ocorre também na Mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Nesse sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar a expansão pela qual tem passado a socioeconomia solidária no estado de Minas Gerais, sobretudo no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, inclusive nas áreas rurais e sua relação com os assentamentos de reforma agrária localizados na referida mesorregião.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Renata Rodrigues da Silva, Geisa Daise Gumiero Cleps
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.