Atividades educativas na escola rural: oficinas, jogos e dinâmicas abordando o tema "resíduos sólidos" com crianças provenientes de bairros rurais e assentamentos da região de Araras/SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20724Palavras-chave:
Educação ambiental, Extensão ruralResumo
A escola rural é um importante espaço de construção de conhecimentos e de práticas críticas e emancipatórias visando o desvelamento da estrutura da sociedade atual. O objetivo deste projeto foi elaborar, executar e avaliar oficinas, jogos e dinâmicas educativas sobre o tema "resíduos sólidos" em uma escola rural que atende crianças provenientes de bairros e assentamentos rurais do município de Araras (SP). A metodologia consistiu de busca na literatura de atividades pedagógicas que se coadunassem com o tema e a perspectiva conceitual do projeto, sua aplicação e sua avaliação. Foram realizados 20 encontros ao longo do ano, envolvendo 558 estudantes da 1ª Ã 8ª séries da escola. A participação nas atividades foi muito intensa por parte dos estudantes e percebeu-se o desenvolvimento de uma melhor compreensão a respeito do tema por parte das crianças. A direção e coordenação pedagógica da escola externaram terem ficado satisfeitas com o projeto desenvolvido, pois o mesmo proporcionou uma melhor adequação ambiental da escola e a possibilidade das professoras desenvolverem a temática em suas aulas regulares. Conclui-se que o projeto atingiu plenamente seus objetivos iniciais e proporcionou uma reflexão crítica sobre a geração e a gestão de resíduos sólidos por parte dos envolvidos.Downloads
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Copyright (c) 2017 Rodolfo Antônio de Figueiredo, Marilia Morelli, Marisa Pastre Michetti, Isadora de Camargo Ribeiro, Thais Borges de Oliveira
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