Atividades educativas na escola rural: oficinas, jogos e dinâmicas abordando o tema "resíduos sólidos" com crianças provenientes de bairros rurais e assentamentos da região de Araras/SP

Autores

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos
  • Marilia Morelli Universidade Federal de São Carlos
  • Marisa Pastre Michetti Universidade Federal de São Carlos
  • Isadora de Camargo Ribeiro Universidade Federal de São Carlos
  • Thais Borges de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20724

Palavras-chave:

Educação ambiental, Extensão rural

Resumo

A escola rural é um importante espaço de construção de conhecimentos e de práticas críticas e emancipatórias visando o desvelamento da estrutura da sociedade atual. O objetivo deste projeto foi elaborar, executar e avaliar oficinas, jogos e dinâmicas educativas sobre o tema "resíduos sólidos" em uma escola rural que atende crianças provenientes de bairros e assentamentos rurais do município de Araras (SP). A metodologia consistiu de busca na literatura de atividades pedagógicas que se coadunassem com o tema e a perspectiva conceitual do projeto, sua aplicação e sua avaliação. Foram realizados 20 encontros ao longo do ano, envolvendo 558 estudantes da 1ª à 8ª séries da escola. A participação nas atividades foi muito intensa por parte dos estudantes e percebeu-se o desenvolvimento de uma melhor compreensão a respeito do tema por parte das crianças. A direção e coordenação pedagógica da escola externaram terem ficado satisfeitas com o projeto desenvolvido, pois o mesmo proporcionou uma melhor adequação ambiental da escola e a possibilidade das professoras desenvolverem a temática em suas aulas regulares. Conclui-se que o projeto atingiu plenamente seus objetivos iniciais e proporcionou uma reflexão crítica sobre a geração e a gestão de resíduos sólidos por parte dos envolvidos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos
    Graduado em Ciências Biológicas (UFSCar), Mestre e Doutor em Ecologia (Unicamp). Professor Adjunto do Departamento de Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar.
  • Marilia Morelli, Universidade Federal de São Carlos
    Acadêmica do Bacharelado em Agroecologia, CCA/UFSCar
  • Marisa Pastre Michetti, Universidade Federal de São Carlos
    Acadêmica do Bacharelado em Agroecologia, CCA/UFSCar
  • Isadora de Camargo Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos
    Acadêmica do Bacharelado em Agroecologia, CCA/UFSCar
  • Thais Borges de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos
    Acadêmica do Bacharelado em Agroecologia, CCA/UFSCar

Downloads

Publicado

09-08-2012

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

DE FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio; MORELLI, Marilia; PASTRE MICHETTI, Marisa; DE CAMARGO RIBEIRO, Isadora; BORGES DE OLIVEIRA, Thais. Atividades educativas na escola rural: oficinas, jogos e dinâmicas abordando o tema "resíduos sólidos" com crianças provenientes de bairros rurais e assentamentos da região de Araras/SP. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REE-v11n12012-20724. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20724. Acesso em: 4 maio. 2025.