Seja eficiente na prevenção da Insuficiência Renal

Autores

  • Sebastião Antônio Borba Universidade Federal de Uberlândia
  • Germano Araújo Melo Universidade Federal de Uberlândia
  • Raissa Ferreira Lelis Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20681

Palavras-chave:

Extensão, Multidisciplinar

Resumo

RESUMO: As análises dos últimos levantamentos de dados epidemiológicos sobre a Doença Renal Crônica (DRC) no Brasil e no mundo nos mostram o rápido aumento dessa doença. No ano de 2006 foi estimado que cerca de dois milhões de brasileiros eram portadores de DRC, sendo que mais da metade dessa população desconhecia o seu estado mórbido. Na maioria das vezes a DRC é silenciosa, pois os sinais e sintomas clínicos são inespecíficos. Dessa forma, o projeto "Seja Eficiente na Prevenção da Insuficiência Renal" criado pelos acadêmicos da Universidade Federal de Uberlândia, com o apoio da Liga de Transplantes, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Associação dos Renais Crônicos de Uberlândia, visa conscientizar a população da importância da realização dos exames diagnósticos e do acompanhamento médico em doenças dos rins. A atuação ocorreu nas escolas da rede pública e privada da cidade de Uberlândia, na Central de Abastecimento de Uberlândia (CEASA) e em centros públicos de saúde. O intuito é fazer com que a população de Uberlândia tenha um maior conhecimento sobre a DRC, principalmente sobre formas de prevenção, para que no futuro possa haver uma diminuição da prevalência desta doença na região. Assim, trata-se de um trabalho permanente de ação continuada. UNITERMOS: Doença Renal Crônica (DRC). Projeto de Extensão. Prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Antônio Borba, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Urologia pela Universidade Federal de Uberlândia, professor de Urologia pertencente ao Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Uberlândia.

Germano Araújo Melo, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Raissa Ferreira Lelis, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

BORBA, S. A.; MELO, . G. A.; LELIS, R. F. Seja eficiente na prevenção da Insuficiência Renal. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, v. 10, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n22011-20681. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20681. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência