Seja eficiente na prevenção da Insuficiência Renal

Autores

  • Sebastião Antônio Borba Universidade Federal de Uberlândia
  • Germano Araújo Melo Universidade Federal de Uberlândia
  • Raissa Ferreira Lelis Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20681

Palavras-chave:

Extensão, Multidisciplinar

Resumo

RESUMO: As análises dos últimos levantamentos de dados epidemiológicos sobre a Doença Renal Crônica (DRC) no Brasil e no mundo nos mostram o rápido aumento dessa doença. No ano de 2006 foi estimado que cerca de dois milhões de brasileiros eram portadores de DRC, sendo que mais da metade dessa população desconhecia o seu estado mórbido. Na maioria das vezes a DRC é silenciosa, pois os sinais e sintomas clínicos são inespecíficos. Dessa forma, o projeto "Seja Eficiente na Prevenção da Insuficiência Renal" criado pelos acadêmicos da Universidade Federal de Uberlândia, com o apoio da Liga de Transplantes, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Associação dos Renais Crônicos de Uberlândia, visa conscientizar a população da importância da realização dos exames diagnósticos e do acompanhamento médico em doenças dos rins. A atuação ocorreu nas escolas da rede pública e privada da cidade de Uberlândia, na Central de Abastecimento de Uberlândia (CEASA) e em centros públicos de saúde. O intuito é fazer com que a população de Uberlândia tenha um maior conhecimento sobre a DRC, principalmente sobre formas de prevenção, para que no futuro possa haver uma diminuição da prevalência desta doença na região. Assim, trata-se de um trabalho permanente de ação continuada. UNITERMOS: Doença Renal Crônica (DRC). Projeto de Extensão. Prevenção.

Downloads

Biografia do Autor

  • Sebastião Antônio Borba, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestre em Urologia pela Universidade Federal de Uberlândia, professor de Urologia pertencente ao Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Germano Araújo Melo, Universidade Federal de Uberlândia
    Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia
  • Raissa Ferreira Lelis, Universidade Federal de Uberlândia
    Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

01-12-2011

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

BORBA, Sebastião Antônio; MELO, Germano Araújo; LELIS, Raissa Ferreira. Seja eficiente na prevenção da Insuficiência Renal. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n22011-20681. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20681. Acesso em: 6 maio. 2025.