Uma aula diferente de Climatologia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v9n22010-20591Palavras-chave:
ensino, aprendizagem, climatologia geográfica, sucatas.Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal auxiliar o aprendizado do tempo e do clima, com aulas teóricas e práticas para os professores e alunos de 5º e 6º anos (ensino fundamental e médio), utilizando-se como ferramenta pedagógica uma Estação Meteorológica de propriedade do 5º DISME/INMET, instalada na cidade de Ituiutaba, MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho pautou-se em oito etapas distintas. Inicialmente realizou-se o cadastramento do projeto na Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e em seguida efetivou-se a divulgação do projeto junto a comunidade. Foi proporcionado aos participantes do projeto um mini-curso e posteriormente desenvolveu-se uma oficina pedagógica, da qual foi a fabricação de aparelhos como: pluviômetro, psicrômetro, barômetro, simulador de vórtice, confeccionados a partir da utilização de garrafas pets e sucatas. O agendamento das visitas na estação teve como parte fundamental para que se ocorrerem às visitações na estação. Para termos uma avaliação do projeto foi aplicado um questionário avaliativo. Participaram do projeto "A Climatologia vai às escolas", aproximadamente 570 pessoas no ano de 2009. Desse total 365 disseram que o projeto está excelente; 165 ótimo; 45 bom; regular 0 e ruim 0. Os aparelhos mais apreciados na Estação Meteorológica foram o heliógrafo; tanque classe A e o pluviômetro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Romário Rosa de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.