Uma aula diferente de Climatologia

Autores

  • Romário Rosa de Sousa Everson de Sousa

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, climatologia geográfica, sucatas.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal auxiliar o aprendizado do tempo e do clima, com aulas teóricas e práticas para os professores e alunos de 5º e 6º anos (ensino fundamental e médio), utilizando-se como ferramenta pedagógica uma Estação Meteorológica de propriedade do 5º DISME/INMET, instalada na cidade de Ituiutaba, MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho pautou-se em oito etapas distintas. Inicialmente realizou-se o cadastramento do projeto na Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e em seguida efetivou-se a divulgação do projeto junto a comunidade. Foi proporcionado aos participantes do projeto um mini-curso e posteriormente desenvolveu-se uma oficina pedagógica, da qual foi a fabricação de aparelhos como: pluviômetro, psicrômetro, barômetro, simulador de vórtice, confeccionados a partir da utilização de garrafas pets e sucatas. O agendamento das visitas na estação teve como parte fundamental para que se ocorrerem às visitações na estação. Para termos uma avaliação do projeto foi aplicado um questionário avaliativo. Participaram do projeto "A Climatologia vai às escolas", aproximadamente 570 pessoas no ano de 2009. Desse total 365 disseram que o projeto está excelente; 165 ótimo; 45 bom; regular 0 e ruim 0. Os aparelhos mais apreciados na Estação Meteorológica foram o heliógrafo; tanque classe A e o pluviômetro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-02

Como Citar

ROSA DE SOUSA, R. Uma aula diferente de Climatologia. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, v. 9, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20591. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência