Educação Física e Meio Ambiente: nas trilhas do ecoturismo - um estudo de caso do município de Indianópolis,MG

Autores

  • Lilian Carla Moreira Bento Heloisa de Cássia Moreira Bento
  • Romes Dias Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20566

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade

Resumo

O presente estudo tem por objetivo relatar os resultados de uma trilha ecológica realizada com alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Indianópolis, visando interligar os conteúdos da educação física escolar com a temática ambiental. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica, aplicação de questionário aos 30 alunos que participaram do trabalho de campo e entrevistas com professores de geografia, biologia e de educação física. Chegou-se a conclusão de que realizar aulas de educação física escolar integradas com outras disciplinas, através de uma trilha ecológica, por exemplo, é fundamental para motivar os alunos, permitindo-lhes usufruir dos benefícios da prática de exercícios físicos. Todavia, esse tipo de atividade é ainda pouco explorado pelos professores de educação física, devido, principalmente, a aspectos internos como falta de integração entre os professores e falta de recursos por parte da escola, perpetuando a imagem de aulas de educação física monótonas, repetitivas e excludentes.

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Publicado

15-10-2010

Como Citar

MOREIRA BENTO, L. C.; DIAS RIBEIRO, R. Educação Física e Meio Ambiente: nas trilhas do ecoturismo - um estudo de caso do município de Indianópolis,MG. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REE-v9n12010-20566. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20566. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência