A tecnologia no âmbito da inclusão social dos portadores de deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20558Palavras-chave:
Unitermos, educação de portadores de deficiência física, inclusão social, tecnologia da computação, ensino e aprendizagem para crianças com deficiência física.Resumo
O trabalho discute a temática abordada na Dissertação de Mestrado de Ana Maria Cordeiro Vogt, tendo por objeto de estudo a experiência realizada na Escola Nabil Tacla, da Associação Paranaense de Reabilitação, APR, da cidade de Curitiba, especializada na educação de crianças portadoras de deficiência física, provocada pela paralisia cerebral. O objetivo foi estudar as atividades desenvolvidas na Escola com o uso do computador, no processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência física, com a finalidade de verificar a contribuição da tecnologia, para o alcance da autonomia intelectual, moral e social das crianças. A metodologia constou de levantamento bibliográfico, bem como de acompanhamento e observação das atividades desenvolvidas na Escola. A análise comparativa realizou-se mediante o levantamento dos comportamentos cognitivo, afetivo e motor, manifestado pelas crianças, antes e depois do uso do computador, junto a professores e pais, no tocante aos resultados de aproveitamento escolar, relações familiares e sociais e desenvolvimento de habilidades motoras. Assim, constatou-se a importância do trabalho da Escola, aberta para a realidade, na adaptação de suas ações pedagógicas frente às tecnologias, instrumentos capazes de dinamizar e construir novos significados sobre os conteúdos de aprendizagem.Downloads
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