Ação extensionista na prática de ensino de língua portuguesa

leitura e produção de texto

Autores

  • Cirlana Rodrigues de Souza UFU/PMU

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v9n22010-20443

Palavras-chave:

Extensão, formação acadêmica

Resumo

Esta comunicação apresenta a experiência em ensino e extensão realizada na disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Curso de Letras, da Universidade Federal de Uberlândia, realizada em dois semestres, no ano de 2008 . O projeto teve por objetivo a realização um mini-curso de leitura e produção texto, especificamente a escrita da redação do vestibular, dentro do campus Santa Mônica. Este mini-curso foi dividido em cinco módulos semanais, com 20 horas/aulas no primeiro semestre e com 24 horas/aulas no segundo semestre, distribuídas em aulas teóricas e finalizadas com a prática - produção textual - ministradas pelos alunos estagiários da disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa para os alunos do ensino médio da rede pública de Uberlândia e comunidade em geral. Proposta que se sustentou na importância da prática para formação acadêmica do professor e no fato da universidade pública se constituir como prestadora de serviço à comunidade, sendo esse de caráter extencionista, ou seja, o conhecimento produzido utilizado para o desenvolvimento humano e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cirlana Rodrigues de Souza, UFU/PMU

possui graduação em Letras Licenciatura Plena Em Portugês Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), graduação em Psicologia, com Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo, pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Uberlândia, lotada no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência Hakuna Matata; professora substituta, em 2007 e 2008, da departamento de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia na área de Língua Portuguesa e participante dos grupos de pesquisa GELP, de 2008 a 2008, Linguagem e Psicose - Terceira margem do Rio, em 2008 e GPAD, de 2004 a 2008, do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, participa do grupo de pesquisa Rasura, do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia, com ênfase nos estudos de linguagem e psicanálise. Tem experiência na área de Saúde Mental e Educação, com ênfase em Psicologia e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, psicologia infanto-juvenil, saúde mental, psicose e linguagem, letras, análise do discurso, linguística e língua portuguesa.Atualmente está ingressando no programs de Estudos Linguísitcos ILEEL/UFU, no curso de doutorado.

Downloads

Publicado

02-03-2011

Como Citar

RODRIGUES DE SOUZA, C. Ação extensionista na prática de ensino de língua portuguesa: leitura e produção de texto. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/REE-v9n22010-20443. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20443. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência