Expectativas e contribuições para a volta e a permanência na educação de adolescenets e jovens e adultos do turno vespertino

Autores

  • Luizmar Adriano Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Gardênia de Souza Furtado Lemos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v8n12009-20431

Palavras-chave:

Educandos. Turno Vespertino. Permanência. Escola.

Resumo

O presente estudo constitui o relato de uma pesquisa envolvendo algumas características dos educandos e as principais razões que os levam a retornar à escola após algum tempo fora dela. Procuramos levantar elementos relativos à opção de estudar na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) no período vespertino, por meio de um questionário que abordou a vida pessoal, profissional e escolar dos educandos de uma escola da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Verificamos que há uma predominância de educandos adultos, como em toda EAJA, porém, as turmas do turno vespertino apresentaram algumas características que as diferenciam, por exemplo: a maioria não é de trabalhadores, como acreditávamos no início. No que se refere às contribuições associadas ao retorno e permanência na escola, os aspectos que mais tiveram destaque foram: a religião, o trabalho e a família. O horário facilita e contribui para esta oportunidade de educação às donas-de-casa, que constitui o maior percentual entre os educandos. Em relação à satisfação das necessidades dos educandos, observamos que são insuficientes as medidas adotadas para minimizarem a evasão, bem como a metodologia de ensino adotada pela escola.

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Publicado

03-06-2009

Como Citar

JUNIOR, L. A.; SOUZA FURTADO LEMOS, G. de. Expectativas e contribuições para a volta e a permanência na educação de adolescenets e jovens e adultos do turno vespertino. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/REE-v8n12009-20431. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20431. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais