Expectativas e contribuições para a volta e a permanência na educação de adolescenets e jovens e adultos do turno vespertino
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v8n12009-20431Palavras-chave:
Educandos. Turno Vespertino. Permanência. Escola.Resumo
O presente estudo constitui o relato de uma pesquisa envolvendo algumas características dos educandos e as principais razões que os levam a retornar à escola após algum tempo fora dela. Procuramos levantar elementos relativos à opção de estudar na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) no período vespertino, por meio de um questionário que abordou a vida pessoal, profissional e escolar dos educandos de uma escola da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Verificamos que há uma predominância de educandos adultos, como em toda EAJA, porém, as turmas do turno vespertino apresentaram algumas características que as diferenciam, por exemplo: a maioria não é de trabalhadores, como acreditávamos no início. No que se refere às contribuições associadas ao retorno e permanência na escola, os aspectos que mais tiveram destaque foram: a religião, o trabalho e a família. O horário facilita e contribui para esta oportunidade de educação às donas-de-casa, que constitui o maior percentual entre os educandos. Em relação à satisfação das necessidades dos educandos, observamos que são insuficientes as medidas adotadas para minimizarem a evasão, bem como a metodologia de ensino adotada pela escola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Luizmar Adriano Junior, Gardênia de Souza Furtado Lemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.