A utilização de metodologias de diagnóstico e planejamento participativo em assentamentos rurais: o diagnóstico rural/rápido participativo (DRP)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v8n12009-20380Palavras-chave:
Extensão Rural, Diagnóstico e Planejamento Rural, Metodologia Participativa,Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral compreender e analisar as técnicas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) utilizadas na confecção de diagnósticos e planos de desenvolvimento sustentável em projetos de assentamento rural da mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Para isto, além do estudo aprofundado das técnicas acompanhou-se a aplicação de diferentes técnicas em atividades de diagnóstico e planejamento em duas áreas de assentamento nos municípios de Perdizes e Uberlândia em Minas Gerais, entre os meses de julho de 2006 e julho de 2007. Os resultados obtidos mostraram que as técnicas mostram-se mais participativas que as anteriores, mas que, ao mesmo tempo, necessitam ser utilizadas de forma mais criteriosa e "participativaâ€? pelos profissionais responsáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Murilo Mendonça Oliveira Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.