Atlas da representação midiática do ecossistema escolar: notas para compreensão do processo de produção de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v8n2-2023-70148Palavras-chave:
Produtos midiáticos, Representação social, Atlas Mnemosyne, Ecossistema escolar, SignificadosResumo
Este trabalho tem como objetivo entender como a mídia constrói representações sociais sobre o ecossistema escolar. A partir de uma breve revisão de literatura baseada, especialmente, em Hall (2005; 2016) e Moscovici (2007), elaboramos um Atlas Mnemosyne, conforme proposta de Garcia e Ruiz (2013), com 10 produtos midiáticos, de variadas linguagens e formatos, que tratam do tema do ambiente escolar, que foram analisados a partir de cinco categorias: estereótipo social, fantasia, adolescência, humor, classe social e cultura. Após a descrição dos resultados, enfatiza-se a necessidade de se pensar outras maneiras de apropriação de situações e acontecimentos, pessoas, lugares e objetos relacionados a esse universo escolar que favoreçam a construção de novos significados, identidades, reconhecimentos e interações.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GIRAFFA, L. M. M.; MARTINS, C. Design de práticas pedagógicas incluindo elementos de jogos digitais em atividades gamificadas. Obra digital, n. 10, p.52-67, Fevereiro 2016. Disponível em: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/69/89. Acesso em: 15 de ago. de 2022.
HALL. S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio e Apicuri, 2016.
JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
KRÜGER, H. Cognição, estereótipos e preconceitos sociais. In: LIMA, M. E. O; PEREIRA, M. E. (Orgs.). Estereótipos, preconceitos e discriminação: perspectivas teóricas e metodológicas. Salvador: EDUFBA, 2004. p. 23-40.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2007.
SIMONEAU, A. S.; OLIVEIRA, D. C. Representações sociais e meios de comunicação: produção do conhecimento científico em periódicos brasileiros. Psicologia e Saber Social, 3(2), 281-300, 2014.
RUIZ, C. T.; GARCIA, R. G. Cartografías de la memoria – Aby Warburg y el Atlas Mnemosyne. EGA Expresión Gráfica Arquitectónica, [S.l.], n. 21, p. 226-235, sep. 2013.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.