Media, medo do crime e punitividade
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-69343Palavras-chave:
Consumo de media, Medo do crime, PunitividadeResumo
A literatura científica tem estudado largamente os impactos dos media e, mais recentemente, dos social media em diversas perceções dos indivíduos. Uma das relações mais empiricamente testadas, desde os estudos de Gerbner e Gross (1976), é entre o consumo de media (e.g., televisão) e o medo do crime. Adicionalmente, apesar de menos comum, os estudos também têm demonstrado que o apoio a políticas criminais mais severas pode derivar do consumo de notícias. Todavia, a cultura do medo pode também ter um efeito relevante na procura de respostas mais punitivas. Assim, o presente artigo, através de uma revisão da literatura, explora, por um lado, a relação entre o consumo de (social) media e a punitividade, e, por outro, o papel mediador do medo naquela relação. Espera-se, assim, colmatar uma importante lacuna na literatura científica da área.
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