Educação como Prática de Liberdade

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DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-60652

Palavras-chave:

Educação, Liberdade, Pedagogia

Resumo

A presente resenha destaca pensamentos e ideias da obra Educação como Prática de Liberdade, escrita em 1967 pelo educador e filósofo Paulo Freire, considerado o patrono da educação brasileira. Freire apresenta o método de conscientização inserido na alfabetização de adultos que o educador adotou, não foi uma repetição pedagógica ou a entrega de um conjunto de letras e sim, uma alfabetização que havia cultura, poesia, criação, diálogo, criticidade e consciência, com o intuito de realizar a transformação libertadora que o autor sempre acreditou. Além disso, a obra destaca toda opressão que singulariza as massas, sabiamente compreendia a necessidade de encontrar com os oprimidos, emergir a criticidade que cada um deveria despertar em si, proveniente da educação. Desse modo, Freire apostou em uma educação que despertasse a reflexão do homem, que trouxesse a conscientização do ser e libertasse de forma integral suas ações para uma sociedade aberta a partir de uma alfabetização que transforma a vida daquele que outrora não conhecia o universo pedagógico, assumindo assim, sua realidade, essência e existência social a partir da Educação de Adultos, que buscou a reduzir drasticamente o analfabetismo.

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Biografia do Autor

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Brasil

Referências

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1. Ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2019.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Rocha, R. S. . (2021). Educação como Prática de Liberdade. Paradoxos, 6(1), 176–182. https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-60652