Não me venha falar da malícia de toda mulher. A sintaxe entre as protagonistas de Se eu fechar os olhos
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-60545Palavras-chave:
Narrativa, Personagens, Diegese, Feminismo, Cinema noirResumo
O artigo analisa a narrativa da minissérie Se eu fechar os olhos agora (TV Globo, 2019), a partir da construção de suas principais personagens femininas. Elas são Isabel e a coadjuvante Adalgisa. É interessante observar que a obra é uma adaptação literária mas a personagem de maior ressonância junto à audiência foi justamente uma que não existia no romance original. Procuraremos analisar as principais características das duas, a forma como agem, falam e se vestem, como acontece a sintaxe entre elas e a forma como o subtexto revela a malícia como forma encontrada em ambas para tentar escapar do ambiente opressivo em que vivem. Faremos inicialmente uma análise da minissérie - com linguagem inspirada no cinema noir -, segundo a proposta de Motta (2013). Em seguida, partimos para o olhar detalhado dos seres ficcionais e vamos à metanarrativa, incluindo ideias de Luiz Carlos Maciel, Murray Smith e Ismail Xavier.
Downloads
Referências
ATAÍDE, Vicente. A narrativa de ficção. São Paulo: Ed. Mc Graw-Hill do Brasil, 1974.
CANDIDO, Antônio. ROSENFELD, Anatol. PRADO, Décio de Almeida. GOMES, Paulo Emílio Salles. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 5ª edição, 1976.
FIELD, Syd. Manual de roteiro. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.
MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax – Fundamentos do roteiro de cinema e TV. São Paulo: editora Giostri, 2017.
METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2ª edição, 1972.
MOTTA, Luiz Gonzaga. A análise crítica da narrativa. Brasília: UNB, 2013.
ORTEGOSA, Marcia. Cinema noir: espelho e fotografia. São Paulo: Editora Annablume, 2010.
PELEGRINI, Christian. Aspectos do personagem no audiovisual: uma abordagem pela narratologia transmidiática. Juiz de Fora, 2019. No prelo.
SMITH, M. Engaging characters: Fiction, emotion, and the cinema. Oxford: Clarendon Press, 1995.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. São Paulo: editora Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.