Educação Midiática e referenciais metodológicos para a elaboração de oficinas no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-60541Palavras-chave:
Educação Midiática, Leitura Crítica de Mídia, ComunicaçãoResumo
Este artigo articula o campo da comunicação e educação a fim de discutir as produções de oficinas de leituras críticas de mídia, realizadas a partir de um convênio entre o Núcleo de Estudos em Cultura Midiática e o Centro de Arte e Cultura da UFRRJ para as comunidades do seu entorno. Deste modo, refletimos aqui sobre seus processos de construção e de atividades desenvolvidas no período remoto. A leitura crítica de mídia estimula reflexões sobre a qualidade das mediações. Estas que, quando construídas coletivamente, forjam sujeitos mais conscientes e atentos ao papel das mídias. Apresentamos discussões que versam sobre o potencial da formulação de leituras que, num mesmo movimento, desenvolvem olhar crítico e analítico sobre os conteúdos midiáticos e favorecem a ampliação dos repertórios.
Downloads
Referências
ALVAREZ, Johnny. O ser coletivo então totalitário: experiência em Etnoeducação Quilombolas de Oriximiná P/A. In: Amazônia Latitude, São Paulo, 2019. Disponível em: https://amazonialatitude.com/2019/10/09/o-ser-coletivo-nao-totalitario-uma-experiencia-em-etnoeducacao-com-quilombolas-de-oriximina-pa/. Acesso em: 08 abr. 2021.
ANDRELO, Roseane; DE ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho. A mídia e a representação do corpo: leitura crítica dos meios de comunicação. Comunicação Mídia e Consumo, São Paulo, v. 12, n. 34, maio/agosto, 2015. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/797/pdf_66. Acesso em: 08 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.18568/1983-7070.123446-66.
BARBOSA, Ana Cristina Lima Santos; CLEMENTINO, Adriana. Trabalhos em Grupo no Ensino Online, maio, 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009125528.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6557.
BECKER, Beatriz. Mídia, telejornalismo e educação. MATRIZes, São Paulo, v. 10, n. 1, jan/abr, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/119541/116878/221592. Acesso em: 08 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i1p149-164.
BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta a mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Ed. Paulus, 2006.
CITELLI, Adilson; SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassalho. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, São Paulo, ano XXIV, n. 2, julho/dezembro, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159511. Acesso em 01 abr. 2021.
DA COSTA, Esther Silva; DOS SANTOS, Gisele Martins Ferreira. Mídias na Educação: reflexões em torno da apropriação instrumental e leitura crítica das mídias. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, Niterói, v. 1, n. 1, janeiro/abril, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9677/6797. Acesso em 08 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9677.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3483/2501. Acesso em: 14 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/olharprofr.v.14i1.0002.
FLORES, Natália; ARNT, Ana. Desigualdade social e tecnologia: o ensino remoto serve para quem?. In: Blogs de Ciências da Unicamp: Especial Covid-19, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/desigualdade-social-e-tecnologia-o-ensino-remoto-serve-para-quem/. Acesso em: 08 abr. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
GUARESCHI, Pedrinho A.; BIZ, Osvaldo. Mídia, Educação e Cidadania: tudo o que você deve saber sobre mídia. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005.
HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: EDUSC, 2001.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 4, n. 10, setembro/dezembro, 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419. Acesso em: 03 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, janeiro/abril, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228. Acesso em: 03 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.
MOREIRA, Rejane; MACIEL, Sonia. Cadernos de Estudos em Etnoeducação, v. 2. Niterói, RJ UFF/UFRRJ, 2017. Disponível em: https://oriximinablog.files.wordpress.com/2016/06/caderno-de-estudos-em-etnoeducac3a7c3a3o-vol-2-final.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
MOREIRA, Rejane. A Comunicação como Pontes para o Comum e o Encontro: Experiências de Leituras Críticas de Mídia nas Oficinas do CAC-UFRRJ. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, virtual. Anais eletrônicos Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-0087-1.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
PINTO, Maria Aparecida. Educação para os meios: uma leitura crítica da mídia. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais eletrônicos Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Disponível em: http://www.intercom.org.br/PAPERS/REGIONAIS/SUDESTE2012/resumos/R33-0035-1.pdf. Acesso em: 03 nov. 2020.
RUSSI, Adriana; ALVAREZ, Johnny; MACIEL, Sonia. Cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio, v. 3. Niterói, RJ: s.n. 2014. Disponível em: https://oriximinablog.files.wordpress.com/2016/06/cadernos-de-cultura-vol-3.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
SERELLE, Marcio. A ética da mediação: aspectos da crítica da mídia em Roger Silverstone. MATRIZes, São Paulo, v. 10, n. 2, maio/agosto, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/119986/117262. Acesso em: 14 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i2p75-90.
SILVA, Gislene; SOARES, Rosana de Lima. Para pensar a crítica de mídias. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 20, n. 3, setembro/dezembro, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/14644/10797. Acesso em: 14 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.14644.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar as mídias? São Paulo: Ed. Loyola, 1999.
SOARES, Rosana de Lima; DA SILVA, Gislene. Lugares da crítica na cultura midiática. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 13, n. 37, maio/agosto, 2016. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/1140/pdf. Acesso em: 08 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.18568/1983-7070.13379-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.