Do jornalismo de proximidade aos apps de conteúdo geolocalizado:
novas perspectivas para a informação local
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v5n2-2020-57148Palavras-chave:
Comunicação local, Jornalismo de proximidade, Conteúdo geolocalizado, Tecnologias móveisResumo
O texto apresenta um estudo teórico-conceitual sobre o jornalismo de proximidade e suas novas possibilidades e perspectivas em tempos de conexão móvel. Com base em técnicas de pesquisa bibliográfica, o objetivo é apanhar a complexidade do conceito em suas interfaces com o jornalismo local e o regional, além do locativo e espacial. Demonstra-se que as tecnologias móveis, quando munidas de artefatos sensíveis à geolocalização, permitem criar uma nova forma para se trazer a informação e o conteúdo para mais próximo do leitor. Mas, na prática, o foco de produção de contéudos para os jornais locais brasileiros, ainda é o impresso, subtilizando estratégias multiplataformas, trasnmídia e recursos como hipertextualidade e multimidialidade.
Downloads
Referências
BAZI, Rogério. TV Regional: trajetória e perspectivas. Campinas: Alínea, 2001.
BERTOCCHI, Daniela. Dos dados aos formatos – Um modelo teórico para o desenho do sistema narrativo no jornalismo digital. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013. DOI: https://doi.org/10.11606/t.27.2014.tde-21092015-122011.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Massachusetts: MIT, 1999.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. Trad. Fernando Tomaz.
BOURDIN, Alain. A questão local. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
CAMPONEZ, Carlos. Jornalismo de Proximidade, 2002.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DORNELLES, B. C. P.. Imprensa Local. In: José Marques de Melo; Maria Cristina Gobbi; Luciano Sathler (Org.). Mídia Cidadã - Utopia Brasileira. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006, p. 99-111.
ENCICLOPÉDIA EINAUDI. v. 8. Região. Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1986.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JERÓNIMO, Pedro. Ciberjornalismo de proximidade: redações, jornalistas e notícias online. Covilhã, Portugal: Editora LabCom.IFP, 2015. 532p.
MARQUES DE MELO, José. Comunicação e desenvolvimento: por um conceito midiático de região. In: MARQUES DE MELO, J.; SOUSA, Cidoval M. de; GOBBI, M. Cristina. (orgs.). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese/São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco/Metodista/Taubaté: Unitau, 2006.
ORTIZ, R. Um outro território. In: BOLAÑO, C. R. S. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: Educ/Editora da UFS/Intercom, 1999. p. 29-72.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1o. sem. 2005. DOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v26n43p67-84.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Mídia local, uma mídia de proximidade. Revista Comunicação Veredas: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Marília: UNIMAR, ano 2, n. 2, nov. 2003, p. 65-89.
PEW RESEARCH CENTER. Location-Based Services. Washington, D.C. Setembro de 2013. Disponível em: http://www.pewinternet.org/files/ old-media/Files/Reports/2013/PIP_Location-based%20services%202013.pdf.
RAMOS, Daniela Osvald. Formato, condição para a escrita do jornalismo digital de base de dados: uma contribuição da semiótica da cultura. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/t.27.2011.tde-23092011-180325.
REINO, Lucas S. A.; PELLANDA, Eduardo C. Jornalismo Baseado em Localização: o caso do BreakingNews. Revista Observatório. Palmas, v 3, n 3, maio 2017, p. 229-260. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p229.
SAAD CORRÊA, E.; BERTOCCHI, D. A cena cibercultural do jornalismo contemporâneo: web semântica, algoritmos, aplicativos e curadoria. Matrizes. São Paulo: USP, ano 5, n 2, jan/jun 2012. p. 123-144.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. 2 reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
SCHMITZ WEISS, Amy. Exploring news apps and location-based services on the smartphone. Journalism & Mass Communication Quarterly, n 90 (3), 2013. p. 435-356. DOI: https://doi.org/10.1177/1077699013493788.
SCHMITZ WEISS, Amy. Place-based knowledge in the twenty-first century: the creation of spatial journalism. Digital Journalism, Taylor & Francis, 2014. p. 1-16. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2014.928107.
SILVA, Claudia. Back to the future of news: looking at locative media principles in the pre-news era. #ISOJ, v. 4, n. 1, 2014. p. 23-42.
SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo móvel digital: o uso das tecnologias móveis digitais e a reconfiguração das rotinas de produção da reportagem de campo. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2013.
VOLPATO, Marcelo. Mídia locativa, conteúdo geolocalizado e reconfigurações no jornalismo: três pistas para iniciar o debate. Parágrafo. São Paulo: FIAM-FAAM, v. 5, n. 1, jan/jun 2017, p. 136-144.
VOLPATO, Marcelo. Ciberjornalismo de Proximidade: uma análise de três casos do interior paulista. 2019. 182 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868173.1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.