Uso de vídeo com narrativa digital como proposta para instigar a motivação em cursos a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-57147

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Educação a distância, Vídeo, Material didático para EaD, Motivação

Resumo

A Educação a Distância tem como um de seus desafios manter o aluno motivado. Uma das formas de vencer esse desafio é produzir material didático de qualidade. Portanto, este artigo tem como objetivo propor a produção de vídeo com narrativa digital, como estratégia para instigar a motivação do aluno, melhorar as interações no ambiente virtual e revitalizar o material didático de uma disciplina a distância. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e as teorias da aprendizagem multimídia (Richard Mayer), da carga cognitiva (John Sweller) e da distância transacional (Michael Moore) embasaram este estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Luís de Avellar, Universidade Católica de Pernambuco - Brasil

Fernanda Paiva Furtado da Silveira, Universidade Católica de Pernambuco - Brasil

Referências

ABED. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas

digitais. Revista Currículo sem Fronteiras, v.12, n.3, p.57-82, Set./Dez. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em 27 ago. 2020.

BENTO, Dalvaci. A produção do material didático para EaD. São Paulo: Cengage Learning, 2015. ISBN 9788522123810. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522123810/. Acesso em: 19 ago. 2020.

FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. ISBN 9788502635906. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502635906/. Acesso em: 23 ago. 2020.

FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Editora Saraiva, 2018. ISBN 9788553131419. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553131419/. Acesso em: 23 ago. 2020.

MAYER, Richard E. Multimedia learning. Cambridge: CUP, 2009.

MOORE, Michael. G. Teoria da distância transacional. In: KEEGAN, D. Theoretical principles of distance education. London: Routledge, 1993. p. 22-38. Tradução de: Wilson de Azevedo. Revisão de tradução de: José Manuel da Silva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 1, ago. 2002. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.111.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Tradução de: Roberto Galman.

MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação e Educação, n. 2, p. 27-35, abr. 1995.

ROVER, A.; FERREIRA, A. T.; LÜCKMANN, L. C.; MOTERLE, R. R. O vídeo no processo de mediação didático-pedagógica na educação a distância. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 31, p. 135-158, jan/dez 2006. Anual. n. 1-2. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841/4873. Acesso em: 26 ago. 2020.

SANTOS, Júlio César de Carvalho. O impacto do material didático impresso nos processos de retenção ou evasão do aluno na modalidade a distância. Revista Multitexto, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 45-56, ago. 2017. ISSN 2316-4484. Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/211. Acesso em: 18 ago. 2020.

SILVA, Aline Marcelino dos Santos; MONTANÉ, Fermín Alfredo Tang. Objetos de aprendizagem baseados na teoria da aprendizagem multimídia. Revista Educacional Interdisciplinar. v. 6, n. 1, out. 2017. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/616. Acesso em: 23 ago. 2020.

SOUZA, Renato Antonio de. Multimídia em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522123841. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522123841/. Acesso em: 23 ago. 2020.

UNICAP. Plano de desenvolvimento institucional: 2017-2022. Recife: FASA, 2017. 224 p. Disponível em: https://www1.unicap.br/wp-content/uploads/2018/09/PDI-2017-2022-Versa%CC%83o-e-MEC-06.09.2018.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Avellar, V. L. de, & Silveira, F. P. F. da . (2021). Uso de vídeo com narrativa digital como proposta para instigar a motivação em cursos a distância. Paradoxos, 6(1), 21–37. https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-57147