O uso de transmídia na indústria de jogos digitais:

um estudo sobre a franquia The Last of Us

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v5n2-2020-56695

Palavras-chave:

Comunicação, Narrativas, Transmídia, Jogos, The Last of Us

Resumo

O presente artigo tem por tema a presença de narrativas transmidiáticas por parte da indústria dos jogos digitais. O objetivo é interpretar as idiossincrasias que essa indústria possui no que diz respeito às estratégias de desenvolvimento de tais narrativas. Para isso, utiliza-se da hermenêutica de profundidade, conforme Thompson, para observar a franquia The Last of Us, composta de narrativas em diversas plataformas midiáticas, desde 2012 até 2020, momento em que esse artigo é escrito – mas que também aponta possíveis desdobramentos futuros. O aporte teórico envolve Jenkins, Prensky, Sheldon e Field. Dentre os achados, destaca-se a fluidez com que uma indústria nativa digital lida com as narrativas transmidiáticas, a ponto de desenvolvê-la em três patamares distintos – transmídia inter-midiática, transmídia extra-midiática e transmídia intra-midiática.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Iuama, T. R., & Postali, T. (2020). O uso de transmídia na indústria de jogos digitais: : um estudo sobre a franquia The Last of Us. Paradoxos, 5(2), 200–215. https://doi.org/10.14393/par-v5n2-2020-56695