Educomunicação: proporcionando ações formativas para educação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v4n1-2019-51854

Palavras-chave:

Educomunicação, Formação integral, Dialogicidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as contribuições da Educomunicação para formação integral, politécnica, diante da nova configuração social, a partir de discussões sobre a importância da dialogicidade no processo de ensino e da criação e desenvolvimento de ecossistema comunicativo, que é uma característica da Educomunicação, vista como uma interface entre Educação e a Comunicação. Ressaltando a importância das práticas educomunicativas na promoção da pluralidade de saberes, diversidade de experiências no contexto escolar e de alternativas para uma educação emancipatória. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica. O trabalho apresenta como conclusão o papel fundamental que a Educomunicação assume na formação de sujeitos nas suas várias dimensões a partir de uma perspectiva comunicacional. A definição de Educomunicação tem como referências os autores Soares e Kaplún. Já as concepções de formação integral são apresentas a luz das ideias de Moura, Lima e Silva, Ramos, Ciavatta, Saviani e Frigotto.

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Biografia do Autor

Kelinne de Oliveira Guimarães, Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas – IFTO – TO - Brasil

Jornalista do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mestranda do Programa de Educação Profissional Tecnológica (Profept) - Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas – IFTO – TO - Brasil
https://orcid.org/0000-0001-8381-9190

Weimar Silva Castilho, rasília UNB. Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas – IFTO – TO - Brasil

Docente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), professor do Programa de Mestrado em Educação profissional Tecnológica, doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília UNB. Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas – IFTO – TO - Brasil
https://orcid.org/0000-0002-5642-6049
http://lattes.cnpq.br/3043820195417966

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

Guimarães, K. de O. ., & Castilho, W. S. . (2019). Educomunicação: proporcionando ações formativas para educação integral. Paradoxos, 4(1), 68–82. https://doi.org/10.14393/par-v4n1-2019-51854