Eu sei o que você sentiu quando assistiu a propaganda passada: convergências entre publicidade e computação afetiva

Autores

  • Nathalie Campagnoni de Almeida Centro Universitário Cesumar - UniCesumar
  • Tiago Franklin Rodrigues Lucena Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49692

Palavras-chave:

Publicidade, Computação afetiva, Tecnologia, Emoção

Resumo

Este presente artigo apresenta o campo da Computação Afetiva e indica aplicações no campo da Comunicação, em especial Publicidade. Trata-se de uma área interdisciplinar consideravelmente recente, que emprega informática e sensores para identifi car o estado emocional do usuário. Dois experimentos mais sistematizados aplicaram sistemas afetivos nas pesquisas de comportamento do usuário e são citados como estudo de casos no texto, ambos focados nas reações e experiências de indivíduos que assistiram a propagandas. O artigo considera o contexto das redes sociais online, uma vez que se intensifi cam os parâmetros qualitativos e quantitativos para a interpretação de atividades e gostos da audiência. Por fi m, são apresentadas algumas considerações e limitações dessas pesquisas e se especula sobre a aplicação da computação afetiva em larga escala no mercado da comunicação e da publicidade.

 

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Biografia do Autor

Nathalie Campagnoni de Almeida, Centro Universitário Cesumar - UniCesumar

Especialista em Docência no Ensino Superior e Graduada em Comunicação Social com Habilidade em Publicidade e Propaganda Pela Unicesumar (2016). Atuou como participante bolsista no Projeto de Iniciação Científica Jr / Fundação Araucária e CNPq sob a orientação da professora Nerli Mori (2010-2011)

Tiago Franklin Rodrigues Lucena, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor e Mestre em Artes (Arte e Tecnologia) pela Universidade de Brasília (2007-2013). Graduado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Esteve em doutorado sanduíche no MIT – MediaLab (2013). Atualmente é professor do curso de Comunicação e Multimeios na Universidade Estadual de Maringá. É pesquisador do campo da cibercultura, ciber e bioarte, comunicação em saúde e os diversos pontos de interseção entre a vida com as novas mídias

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Almeida, N. C. de, & Lucena, T. F. R. (2019). Eu sei o que você sentiu quando assistiu a propaganda passada: convergências entre publicidade e computação afetiva. Paradoxos, 3(1), 32–45. https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49692