O Mundo das Mídias Sociais Segundo os Brasileiros: uma análise da presença das mídias sociais em um programa de infotenimento

Autores

  • Carlos Eduardo dos Reis Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49690

Palavras-chave:

Infotenimento, Mídia social, Audiovisual, Comunicação

Resumo

Este artigo efetua uma análise da influência das mídias sociais na produção do programa de TV O Mundo Segundo os Brasileiros (Brasil, TV Bandeirantes). Esta produção pertencente ao gênero infotenimento, retrata a cultura de uma determinada cidade do ponto de vista de um grupo de brasileiros, de idades e perfis diferentes, que mostram para as câmeras como vivem naquele ambiente. O termo infotenimento deriva da junção entre as palavras informação e entretenimento e é visto cada vez mais nas produções televisivas. Analisamos as mídias sociais (Facebook/Fanpage, Twitter e Instagram) oficiais do programa e percebemos que além da divulgação dos episódios, o processo de recrutamento dos participantes é iniciado por esse meio. O surgimento das novas tecnologias abre novas perspectivas de interação entre produtor e as novas plataformas contribuem para o desenvolvimento do produto, já que os produtores passam a compreender melhor o desejo do mercado. Este estudo é relevante, pois parece ser uma tendência das empresas de comunicação utilizarem cada vez mais as mídias sociais para se relacionarem com o seu público-alvo.

 

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo dos Reis, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrando em Comunicação: comunicação audiovisual (Universidade Anhembi Morumbi; Bolsista
CAPES/PROSUP), Pós-graduado em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero; MTB nº 60609/SP), graduado
em Administração de Empresas (PUC-SP) e Técnico em Rádio-Locução (SENAC-SP; DRT nº
34897/SP). Já trabalhou em rádio, mídia impressa e web, atuando em locução, redação, produção
e reportagem.

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Reis, C. E. dos . (2019). O Mundo das Mídias Sociais Segundo os Brasileiros: uma análise da presença das mídias sociais em um programa de infotenimento. Paradoxos, 3(1), 8–19. https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49690