Compartilhamento da felicidade: uma reflexão crítica sobre a produção da felicidade através da interface gráfica do Facebook

Autores

  • Melissa Streck Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45197

Palavras-chave:

Emoção, Felicidade, Redes Sociais Digitais, Facebook, Interface Gráfica do Usuário

Resumo

O presente artigo trata do compartilhamento da felicidade na rede social digital Facebook. Tendo em vista estudos sobre as emoções dentro do contexto social, além de questões de funcionamento da interação humano computador e do Facebook, realiza-se uma reflexão sobre esta dinâmica emocional. A discussão busca levantar aspectos bilaterais, tanto de parte do usuário autor da publicação compartilhada quanto por parte do usuário que a visualiza. Também leva em conta a demonstração de emoções através de símbolos oferecidos na interface da rede social em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Streck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Melissa Streck/ Publicitária pela UNISINOS, 2002. Mestre em Design(interfaces digitais e tecnológicas) pela UFRGS, 2014. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUCRS e pesquisadora da UBILAB/PUCRS

Referências

COOLEY, Charles. Human Nature and the Social Order. Nova Iorque: Scribner, 1902.

DAMÁSIO, António. Descartes Error: Emotion, Reason, and the Human Brain. Nova Iorque: Avon Books, 1994.

DAMÁSIO, António. Self Comes to Mind. Constructing the Conscious Brain. Nova Iorque: Pantheon Books, 2010.

DIXON, Thomas. From Passions to Emotions: The creation of a Seclar Psychological Category. United Kingdom: Cambridge University Press, 2003.

FARR, James. Social capital: A conceptual History. Political Theory, v. 32, nº1, p. 6-33, 2004.

FELDMAN, Ilana. O apelo realista. Revista FAMECOS (Impresso), v. 36, p. 61-68, 2008.

FREIRE FILHO, João; LEAL, Tatiane. Mas por que, afinal, as mulheres não sorriem? Jornalismo e as razões da (in) felicidade feminina. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 2, p. 8-20, 2015.

GOFFMAN, Ervin. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis: Vozes,

GOFFMAN, Ervin. Interaction Ritual: Essays on Face-To-Face Behavior. Pantheon Books, New Yourk, 1967.

PALMER, Alan. Fictional Minds. Lincoln e Londres: University of Nebraska Press, 2004.

PITTERMANN, Johannes; PITTERMANN, Angel; MINKER, Wolfgang. Handling Emotions in Human-Computer Dialogues. Alemanha: Springer, 2010.

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvone; SHARP, Helen. Design de Interação. Porto Alegre: Bookman, 2013.

RECUERO, Raquel. A conversação em Rede: Comunicação Mediada pelo Computador e Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SCHNOG, N. Changing emotions: moods and the nineteenth-century American woman writer. In: PFISTER, J; SCHNOG, N (eds.). Inventing the psychological: toward a cultural history of emotional life in America. New Haven: Yale University Press, 1997.

SOLOMON, Robert. The Passion: Emotions and the Meaning of Life. USA: Hackett Publishing Company, 1993.

STEPHENS-DAVIDOWITZ, Seth. Don’t Let Facebook Make You Miserable. The New York Times, NY, May 2017. Disponível em: < https://www.nytimes.com/2017/05/06/opinion/sunday/dont-let-facebook-make-you-miserable.html >. Acesso em: 15 mai. 2017.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Streck, M. (2018). Compartilhamento da felicidade: uma reflexão crítica sobre a produção da felicidade através da interface gráfica do Facebook. Paradoxos, 2(1), 33–44. https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45197