Compartilhamento da felicidade: uma reflexão crítica sobre a produção da felicidade através da interface gráfica do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45197Palavras-chave:
Emoção, Felicidade, Redes Sociais Digitais, Facebook, Interface Gráfica do UsuárioResumo
O presente artigo trata do compartilhamento da felicidade na rede social digital Facebook. Tendo em vista estudos sobre as emoções dentro do contexto social, além de questões de funcionamento da interação humano computador e do Facebook, realiza-se uma reflexão sobre esta dinâmica emocional. A discussão busca levantar aspectos bilaterais, tanto de parte do usuário autor da publicação compartilhada quanto por parte do usuário que a visualiza. Também leva em conta a demonstração de emoções através de símbolos oferecidos na interface da rede social em questão.
Downloads
Referências
COOLEY, Charles. Human Nature and the Social Order. Nova Iorque: Scribner, 1902.
DAMÁSIO, António. Descartes Error: Emotion, Reason, and the Human Brain. Nova Iorque: Avon Books, 1994.
DAMÁSIO, António. Self Comes to Mind. Constructing the Conscious Brain. Nova Iorque: Pantheon Books, 2010.
DIXON, Thomas. From Passions to Emotions: The creation of a Seclar Psychological Category. United Kingdom: Cambridge University Press, 2003.
FARR, James. Social capital: A conceptual History. Political Theory, v. 32, nº1, p. 6-33, 2004.
FELDMAN, Ilana. O apelo realista. Revista FAMECOS (Impresso), v. 36, p. 61-68, 2008.
FREIRE FILHO, João; LEAL, Tatiane. Mas por que, afinal, as mulheres não sorriem? Jornalismo e as razões da (in) felicidade feminina. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 2, p. 8-20, 2015.
GOFFMAN, Ervin. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis: Vozes,
GOFFMAN, Ervin. Interaction Ritual: Essays on Face-To-Face Behavior. Pantheon Books, New Yourk, 1967.
PALMER, Alan. Fictional Minds. Lincoln e Londres: University of Nebraska Press, 2004.
PITTERMANN, Johannes; PITTERMANN, Angel; MINKER, Wolfgang. Handling Emotions in Human-Computer Dialogues. Alemanha: Springer, 2010.
PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvone; SHARP, Helen. Design de Interação. Porto Alegre: Bookman, 2013.
RECUERO, Raquel. A conversação em Rede: Comunicação Mediada pelo Computador e Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SCHNOG, N. Changing emotions: moods and the nineteenth-century American woman writer. In: PFISTER, J; SCHNOG, N (eds.). Inventing the psychological: toward a cultural history of emotional life in America. New Haven: Yale University Press, 1997.
SOLOMON, Robert. The Passion: Emotions and the Meaning of Life. USA: Hackett Publishing Company, 1993.
STEPHENS-DAVIDOWITZ, Seth. Don’t Let Facebook Make You Miserable. The New York Times, NY, May 2017. Disponível em: < https://www.nytimes.com/2017/05/06/opinion/sunday/dont-let-facebook-make-you-miserable.html >. Acesso em: 15 mai. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.