Social discourses in digital media: analysis of the HIV and AIDS awareness campaign
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v9-e2024-04Keywords:
Critical Discourse Analysis, Social Discourses, HIV, Sex EducationAbstract
In this study, we analyzed, in a discursive-critical way, comments published on the X/Twitter, using Critical Discourse Analysis. The tweets analyzed were posted from an awareness campaign publication about HIV and AIDS, promoted by the Ministry of Health, in 2022, and in them internet users take different positions on the topic. We present the X/Twitter as a space for discursive media production, we reflect on sexual education in schools, establishing a relationship with the analyzed discourses. The results of the analyzes show that education and sexuality influence the production of discourses about HIV and AIDS in digital media, triggering the maintenance or not of misleading information on the topic.
Downloads
References
AGÊNCIA AIDS. Ativistas repudiam corte de R$ 407 milhões na política de aids e dizem que decisão do governo Bolsonaro representa o desmonte do enfrentamento ao HIV. Disponível em: https://agenciaaids.com.br/noticia/ativistas-repudiam-corte-de-r-407-milhoes-na-politica-de-aids-e-dizem-que-decisao-do-governo-bolsonaro-representa-o-desmonte-do-enfrentamento-ao-hiv/. Acesso em: 25 out. 2023.
AGÊNCIA AIDS. Retrospectiva 2019/ Da vanguarda ao silêncio: com Bolsonaro, campanhas de HIV excluem gays e alternativas de prevenção. Disponível em: https://agenciaaids.com.br/noticia/retrospectiva-2019-da-vanguarda-ao-silencio-com-bolsonaro-campanhas-de-hiv-excluem-gays-e-alternativas-de-prevencao/. Acesso em: 25 out. 2023.
ARRUDA, A. M. A.; ARAÚJO, R. Travestis e pessoas transexuais na mídia alagoana: análise do discurso em portais online. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 17, 1–20, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1504. Acesso em: 11 nov. 2023.
BENETTI, M. O jornalismo como gênero discursivo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 15, p. 13-28, jun. 2008. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/download/1492/964. Acesso em: 25 out. 2023.
CARVALHO, L. G. L.; JARDIM, M. C.; GUIMARÃES, A. P. M.. Educação sexual na perspectiva dos temas transversais: uma revisão de literatura. Educationis, v.7, n.2, p.19-29, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2019.002.0003. Acesso em: 12 nov. 2023.
CAZARIN, E. Língua, leitura e interpretação: sistematizando questões. In: CAZARIN, Ercília; RASIA, Gesualda. (Orgs.) Ensino e aprendizagem de línguas: língua portuguesa. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London, New York: Routledge, 2003.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 19. ed. São Paulo: Loyola, 2009.
FRANÇA, F. F. Gênero, diversidade e tecnologias: educação para os corpos nas e pelas mídias. Corpos dissidentes, corpos resistentes: do caos à lama. Campina Grande: Realize Editora, 2020.
KELLNER, D. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: EDUSC, 2001.
KELLNER, D. Film, politics, and ideology: reflections on Hollywood Film in the age of reagan. UCLA Graduate School of Education & Information Studies, Los Angeles, 1991.
MAGALHÃES, I; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2017.
MAIA, A. C. B. Sexualidade e educação sexual. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155340/3/unesp-nead_reei1_ee_d06_s03_texto02.pdf. Acesso em: 09 out. 2023.
NUNES, C.; SILVA, E. A educação sexual da criança: subsídios teóricos e propostas práticas para uma abordagem da sexualidade para além da transversalidade. Campinas: Autores Associados, 2000.
PADILHA, E. C.; OLIVEIRA, D. B. Análise de Discurso Crítica (adc): transdisciplinaridade e atualidade teórico - metodológica para pensar discursos e relações de poder. Inovação & Tecnologia Social, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.1984. Acesso em: 16 set. 2023.
PRADO, A. L.; LAUDARES, E. M. de A.; VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. do C. V. Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1156–1176, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10286. Acesso em: 20 set. 2023.
RESENDE, V. D. M; RAMALHO, V. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2016.
RIBEIRO, P. R. M.. Entrevista educação para a sexualidade. Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 07-15, 2017.
TENENTE, L. Educação sexual nas escolas: entenda por que Unesco e especialistas dizem que ela deve ser tema na sala de aula. G1, 15 set. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/09/15/educacao-sexual-na-escola-pode-evitar-casos-de-abuso-saiba-o-que-as-criancas-devem-aprender.ghtml. Acesso em: 10 out. 2023.
UNESCO. Orientações técnicas internacionais de educação em sexualidade: uma abordagem baseada em evidências. Paris, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org./ark:/48223/pf0000369308.locale=en. Acesso em: 10 out. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.