Comunicação pública e letramento político: o potencial educativo dos programas de visitação das Câmaras Municipais
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v9-e2024-02Palavras-chave:
Comunicação pública, Letramento político, Visitação pública, Poder LegislativoResumo
Este artigo discute o potencial educativo dos programas de visitação (PVs) de dezoito parlamentos locais do estado de São Paulo, a partir da aproximação entre as noções de comunicação pública e letramento político. O estudo tem caráter exploratório e se baseia na aplicação de questionários e em informações contidas nos sites das Câmaras Municipais analisadas. Verifica-se, à luz da revisão bibliográfica sobre o campo da comunicação pública do Poder Legislativo e da análise dos dados coletados, que os PVs são organizados na lógica institucional de construção de relacionamento, em que a preocupação educativa não é central no desenvolvimento das atividades de visitação.
Downloads
Referências
BARROS, Antonio Teixeira. O cidadão vai ao parlamento: etnografia de visitas cívicas ao Congresso nacional. Revista de Informação Legislativa, v. 52, 2015.
COSSON, Rildo. Letramento político: a perspectiva do Legislativo. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2019.
COSSON, Rildo. Letramento político: trilhas abertas em um campo minado. E-legis: Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Câmara dos Deputados, Brasília, v. 7, n. 7, 2011.
CRICK, Bernard. Education for citizenship and the teaching of democracy in schools - Final report of the Advisory Group on Citizenship. London: Qualifications and Curriculum Authority (QCA), 1998.
CRUZ, Walesca Borges da Cunha e. Projeto de visita do Parlamento Brasileiro: construção de uma imagem. 2010. 76 p. (Coleção de Teses, Dissertações e Monografias de Servidores do Senado Federal). Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, Brasília, 2010.
GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teoria do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.
GRUNIG, James; FERRARI, Maria Aparecida; FRANÇA, Fábio. Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.
HENRIQUE, Ana Lúcia. O que pensa quem “bate à porta” de uma Casa que só “apanha”? Percepções e Orientações dos Visitantes sobre o Congresso Nacional. Opinião Pública (UNICAMP), v. 19, p. 346-379, 2013.
MATOS, Heloiza; GIL, Patrícia Guimarães. Habermas vai para a escola pública no Brasil: ação comunicativa e engajamento cívico. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 13, n. 25, 2017.
MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Por uma definição de Comunicação Pública: Tipologias e experiências brasileiras. Anais do VII Congresso da Compolítica. Porto Alegre, 2017.
MOISÉS, José Álvaro; MENEGUELLO, Rachel. O papel da confiança para a democracia e suas perspectivas. In: MOISÉS, José A.; MENEGUELLO, Rachel. A desconfiança política e os seus impactos na qualidade da democracia. São Paulo: Edusp, 2013.
OLIVEIRA, Maria José da. Comunicação pública e os setores não estatais. In: OLIVEIRA, Maria José da (org). Comunicação Pública. Campinas: Alínea, 2004.
PRATA, Nilson V. Informação, democracia e poder legislativo: a dimensão informacional do processo de participação política dos cidadãos. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte, v. 11, n. 17, p. 29-58, jul./dez. 2009.
PINTO NETO, Aguirre Estorilio Silva. Com a palavra, o visitante: avaliação e mensuração de resultados do programa visite o Congresso. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, v. 10, n. 1, p. 47-61, jan./jun. 2013.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
RIBEIRO, Guilherme Wagner. A educação legislativa é uma resposta à crise da representação? E-Legis, v. 4, n. 6, p. 96-103, 2011.
SILVA, Michel Carvalho da. A comunicação pública no enfrentamento à desinformação: estratégias e rupturas no contrato comunicacional do Senado no Facebook. Santo André, 2021. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do ABC, 2021.
SOARES, Magda. Letramento. Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.