Conscientização: teoria e prática da libertação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v8n2-2023-72252

Palavras-chave:

Educação, Conscientização, Alfabetização

Resumo

Paulo Freire, um renomado autor conhecido por suas significativas contribuições na Educação, destaca-se como pioneiro na alfabetização de adultos brasileiros e na incansável busca pela conscientização das massas oprimidas. Ele não apenas evidenciou e condenou as estruturas de alienação e poder, como também abriu mão da sua própria liberdade, ao viver no exílio, dedicando-se à libertação de seus semelhantes. Apesar da obra datar de 1979, seus ideais de luta e seu método de alfabetização, que vai além da simples leitura de livros, a leitura de mundo, provocam inquietação até hoje. A presente resenha revisita as ideias de Freire, seu método, seu posicionamento possibilitando reflexões sobre a necessidade de transformações sociais.

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Referências

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

O POÇO. Direção de Galder Gaztelu-Urrutia. Netflix, 2020. 94 minutos, disponível em: https://www.netflix.com/br/. Acesso em: 06 de set. de 2023.

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Almeida, A. F. R. (2024). Conscientização: teoria e prática da libertação. Paradoxos, 8(2), 1–6. https://doi.org/10.14393/par-v8n2-2023-72252