Atlas da representação midiática do ecossistema escolar: notas para compreensão do processo de produção de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v8n2-2023-70148

Palavras-chave:

Produtos midiáticos, Representação social, Atlas Mnemosyne, Ecossistema escolar, Significados

Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender como a mídia constrói representações sociais sobre o ecossistema escolar. A partir de uma breve revisão de literatura baseada, especialmente, em Hall (2005; 2016) e Moscovici (2007), elaboramos um Atlas Mnemosyne, conforme proposta de Garcia e Ruiz (2013), com 10 produtos midiáticos, de variadas linguagens e formatos, que tratam do tema do ambiente escolar, que foram analisados a partir de cinco categorias: estereótipo social, fantasia, adolescência, humor, classe social e cultura. Após a descrição dos resultados, enfatiza-se a necessidade de se pensar outras maneiras de apropriação de situações e acontecimentos, pessoas, lugares e objetos relacionados a esse universo escolar que favoreçam a construção de novos significados, identidades, reconhecimentos e interações. 

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Escudero, C., & Sylvestre, H. S. (2024). Atlas da representação midiática do ecossistema escolar: notas para compreensão do processo de produção de sentidos. Paradoxos, 8(2), 1–16. https://doi.org/10.14393/par-v8n2-2023-70148