O uso do Instagram por empresários brasileiros como plataforma pró-governo Bolsonaro no início da pandemia de coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v8n2-2023-69269Palavras-chave:
Mídia, Cotidiano, Trabalho, Afeto, CoronavírusResumo
O presente artigo busca analisar uma postagem do empresário Junior Durski no Instagram em 27/03/2020 e uma postagem do empresário Luciano Hang na mesma rede em 28/03/2020, após o então presidente Jair Bolsonaro, que ambos apoiavam, ter feito um pronunciamento em rede nacional defendendo o fim do isolamento social e ignorando os efeitos do coronavírus na saúde da população. Parte-se da hipótese de que a linguagem utilizada nas postagens contribuiu para a construção de afetos junto ao público, de modo a fazê-los aderir a uma lógica do capital, sob a égide do discurso de meritocracia e realização pessoal que perdurou ao longo do auge da pandemia. A análise é realizada com fundamento na Sociolinguística Interacional, considerando as postagens que envolveram a relação entre trabalho e coronavírus, na semana em que ocorreu o pronunciamento de Bolsonaro.
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