A verdade inconveniente que ninguém vê
uma leitura do histórico ambiental brasileiro através do aporte teórico de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v7n1-2022-64859Palavras-chave:
História, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Jornalismo Ambiental, Paulo FreireResumo
O tema central deste trabalho é uma leitura da questão ambiental brasileira, a partir da contribuição teórica de Paulo Freire. Para desenvolver e ambientar a discussão, coloca-se como fio condutor o debate em torno dos recursos hídricos e sobre seu uso racional, analisando três linhas de ação para a conscientização: a) o poder público, através de políticas públicas e de gestão ambiental; b) a educação ambiental como forma de frear o rápido esgotamento dos recursos naturais e de mitigar a devastação; c) a mídia, como promotora de pautas ambientais através da adoção de um engajamento em torno do tema.
Downloads
Referências
BRASIL DE FATO. Justiça proíbe o Planalto de atentar contra dignidade de Paulo Freire; multa é de R$ 50 mil. Disponível em: https://brasildefato.com.br/2021/99/17.justiça-proibe-o-planalto-de-atentar-contra-a-dignidade-de-paulo-freire-multa-e-de-r-50-mil. Acesso em 27 out. 2021.
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Ambiental: explorando além do conceito. Desenvolvimento e Meio ambiente, n. 15, p. 33-44, jan/jun. 2007.
CERVEIRA FILHO, José Luiz Fernandes. Pós Modernidade e risco na Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema: uma análise da construção social da subpolítica ambiental no município de Piraju (SP). Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2007.
ELPAIS BRASIL. Txai Suruí, destaque da COP26: “Vivo sob clima de ameaças desde que me conheço por gente”. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/brasil/2021-11-09/txai-surui-destaque-da-cop26-vivo-sob-clima-de-ameacas-desde-que-me-conheco-por-gente.html. Acesso em 06 ago. 2022.
FERREIRA, Beatriz Mendes Garcia. Repensando o conceito de segurança hídrica aplicado à gestão dos aquíferos transfronteiriços: Estudo de caso entre Mercosul e união europeia. Revista do Programa de Direito da União Europeia. n. 10, 2019.
Disponível em:
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rpdue/article/view/79965/76418. Acesso em 15 out. 2021.
FIOCRUZ. Mapa de conflitos. Disponível em: http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/rs-usina-hidreletrica-de-barra-grande-inunda-mais-de-seis-mil-hectares-de-mata-atlantica-e-araucarias/. Acesso em 15 out. 2021
FREIRE, Paulo. Escola primária para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, n. XXXV, abr/jun 1961.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI, Moacir, FREIRE, Paulo e GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: Diálogo e conflito, São Paulo: Cortez, 1995.
IPCC. Intergovernmental Panel on Climate Change Climate Change 2021. The Physical Science Basis. Working Group I contribution to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Approved Version: 7 August 2021.
MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. Campinas: Unicamp, 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Coordenação de Educação Ambiental. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. 1Edição. Brasília,1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001647.pdf. Acesso em 20 jul. 2021.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Educação Ambiental. Os Diferentes Matizes Da Educação Ambiental No Brasil. 1997 – 2007. 2a. Edição. Brasília, 2009. Disponível em: https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/index.php/estantes/educacao-ambiental/795-os-diferentes-matizes-da-educacao-ambiental-no-brasil-1997-2007. Acesso em 20 jul. 2021.
OLIVEIRA, Dennis de. Jornalismo e ação cultural pela emancipação. Uma práxis jornalística com base nos conceitos de Paulo Freire. Tese de Livre-Docência. Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE; UNICEF. 21 Bilhões de pessoas não têm acesso à água potável em casa. 2017. Disponível em: https://www.unicef.org/angola/comunicados-de-imprensa/21-bilhoes-de-pessoas-nao-tem-acesso-a-agua-potavel-em-casa. Acesso em 07 nov. 2021
RAMONET, Ignácio. O quinto poder. Le Monde Diplomatic, outubro de 2003. Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-quinto-poder. Acesso em 22 out. 2021.
SANTOS, Anderson Alves e BORGES, Luís Antônio Coimbra. Panorama Educação ambiental no Brasil. Universidade Federal de Lavras – UFLA - Centro de Educação à Distância – CEAD. Lavras UFLA, 2015.
SENADO FEDERAL. Senado aprova projeto que permite edifícios às margens de rios e lagos em área urbana. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/14/senado-aprova-projeto-que-permite-edificios-as-margens-de-rios-e-lagos-em-area-urbana. Acesso 27 out 2021.
SFEZ, Lucien. La décision. Paris, Presses Universitaires de France. Col. Que sais-je? 1984.
SIGA/ANEEL. Sala-de-imprensa-exibicao-2/-/asset_publisher. Disponível em: http://www.aneel.gov.br. Acesso 27 out. 2021.
WALLACE-WELLS, David. A terra inabitável. Uma história do Futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.