Não me venha falar da malícia de toda mulher. A sintaxe entre as protagonistas de Se eu fechar os olhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-60545

Palavras-chave:

Narrativa, Personagens, Diegese, Feminismo, Cinema noir

Resumo

O artigo analisa a narrativa da minissérie Se eu fechar os olhos agora (TV Globo, 2019), a partir da construção de suas principais personagens femininas. Elas são Isabel e a coadjuvante Adalgisa. É interessante observar que a obra é uma adaptação literária mas a personagem de maior ressonância junto à audiência foi justamente uma que não existia no romance original. Procuraremos analisar as principais características das duas, a forma como agem, falam e se vestem, como acontece a sintaxe entre elas e a forma como o subtexto revela a malícia como forma encontrada em ambas para tentar escapar do ambiente opressivo em que vivem. Faremos inicialmente uma análise da minissérie - com linguagem inspirada no cinema noir -, segundo a proposta de Motta (2013). Em seguida, partimos para o olhar detalhado dos seres ficcionais e vamos à metanarrativa, incluindo ideias de Luiz Carlos Maciel, Murray Smith e Ismail Xavier.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurora Almeida de Miranda Leão, Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Referências

ATAÍDE, Vicente. A narrativa de ficção. São Paulo: Ed. Mc Graw-Hill do Brasil, 1974.

CANDIDO, Antônio. ROSENFELD, Anatol. PRADO, Décio de Almeida. GOMES, Paulo Emílio Salles. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 5ª edição, 1976.

FIELD, Syd. Manual de roteiro. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.

MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax – Fundamentos do roteiro de cinema e TV. São Paulo: editora Giostri, 2017.

METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2ª edição, 1972.

MOTTA, Luiz Gonzaga. A análise crítica da narrativa. Brasília: UNB, 2013.

ORTEGOSA, Marcia. Cinema noir: espelho e fotografia. São Paulo: Editora Annablume, 2010.

PELEGRINI, Christian. Aspectos do personagem no audiovisual: uma abordagem pela narratologia transmidiática. Juiz de Fora, 2019. No prelo.

SMITH, M. Engaging characters: Fiction, emotion, and the cinema. Oxford: Clarendon Press, 1995.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. São Paulo: editora Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Leão, A. A. de M. . (2021). Não me venha falar da malícia de toda mulher. A sintaxe entre as protagonistas de Se eu fechar os olhos. Paradoxos, 6(1), 160–175. https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-60545