Perspectivas sobre os processos transmidiáticos e o Grupo de Pesquisa Games, Educação, Mídia e Sentido (GEMS)
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v5n2-2020-56291Palavras-chave:
Transmídia, GEMS, Gestão Midiática e TecnológicaResumo
Na primeira parte deste artigo fazemos um breve relato histórico sobre o surgimento dos meios de comunicação e organização do trabalho, da força convergente possibilitada pela informática e seus desdobramentos socioculturais. Na segunda parte, um resumo dos objetivos de cada um dos subgrupos que formam o GEMS e suas relações com os processos transmidiáticos. Formado por profissionais das mais diversas áreas, os estudos empreendidos no grupo seguem a linha de Gestão Midiática e Tecnológica do programa de pós-graduação em Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) UNESP de Bauru/SP.
Downloads
Referências
ALBORNOZ, L. A. Poder, Medios y Cultura – uma mirada crítica desde la economia política de la comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011.
AMARAL, R. (Org.). Sociedade do conhecimento: novas tecnologias, risco e liderança. Lages: Ed. Uniplac, 2006.
BRASIL. SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Pesquisa Brasileira de Mídia 2016: Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf/view >. Acesso em: 15 jul. 2020.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
JANOTTI JR., J. S.; LIMA, T. R.; PIRES & NOBRE, V. de A. (orgs). Dez Anos a Mil: Mídia e Música Popular Massiva em Tempos de Internet. Porto Alegre: Simplíssimo, 2011.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JAPPE, A. As aventuras da mercadoria. Lisboa: Antígona, 2006.
MAGNONI, A. F. Primeiras aproximações sobre pedagogia dos multimeios para o ensino superior. 2001. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2001.
MIGUEL, L. Os meios de comunicação e a prática política, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n55-56/a07n5556.pdf> Acesso em: 25 jul. 2020.
MITTELL, J. To Spread or to Drill? [s.l.]: Just TV, 2009. Disponível em: <http://justtv.wordpress.com/.../02/25/to-spread-or-to-drill/>. Acesso em: 14 jul. 2020.
ORTIZ, R. A Moderna Tradição Brasileira. Brasiliense: São Paulo, 1988.
SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.
SAVIANI, D. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 11 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.
SCHIFFMAN, L. & KANUK, L. Comportamento do Consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2001.
SCOLARI, C. A. Ecología de los Medios – Entornos, Evoluciones e Interpretaciones. Barcelona: Editorial Gedisa, 2015.
SHAPIRO, C.; VARIAN, H. R. A economia da informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da Internet. Elsevier Brasil, 2003.
TAPLIN, J. Move Fast and Break Things: How Facebook, Google, and Amazon Cornered Culture and Undermined Democracy. UK: Pan Macmillan, 2017.
TROTTA, F. Música e Mercado: a Força das Classificações, Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura, vol. 3. n. 2, 2005. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3459>. Acesso em: 10 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/s000768051800020x.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.