Covid-19 em revistas no Instagram: uma análise de conteúdo relacionada às orientações do UNICEF e da OMS

Autores

  • Callenciane Ferreira Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil
  • Luciana Santos Serafim Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil
  • Dháfine Mazza Nunes Universidade Federal do Ceará - UFC - Ceará - Brasil
  • Germana da Cruz Pereira Universidade Federal do Ceará - UFC - Ceará - Brasil https://orcid.org/0000-0001-7721-2077

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v5n1-2020-55104

Palavras-chave:

Revistas, Instagram, Redes Sociais, Covid-19, Família

Resumo

No presente artigo analisamos como as revistas brasileiras Crescer e Pais & Filhos, cuja temática principal é família, abordam em seus perfis na rede social Instagram a pandemia Covid-19 no período de 12 de março a 11 de abril de 2020. Para tanto, tomamos como base teórica as discussões sobre comunicação e teoria do agendamento de Maxwell McCombs e DonaldShaw (1970) e redes sociais de Castells (2002) e Recuero (2009). Com isso, identificamos temas abordados com recorrência no período analisado, categorizando as postagens conforme os assuntos e analisando seu alinhamento com as orientações do UNICEF e OMS sobre Covid-19, família e crianças durante o isolamento social. Ao final, observamos o agendamento da pandemia nas publicações dos perfis, bem como uma aproximação às diretrizes dos órgãos internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENETTI, Marcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges (Orgs.). A revista e seu jornalismo: Porto

Alegre: Penso, 2013.

BRUM, Juliana de. A Hipótese do Agenda Setting: Estudos e Perspectivas. Revista Razón y Palabra, nº 35, outubro-novembro de 2003. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n35/jbrum.html>. Acesso em: 29 de abr. de 2020.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. _____: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2006, p. 17-30. Disponível em: <https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf>. Acesso em: 22 de abr. de 2020.

DA SILVA JUNIOR, José Afonso; PROCOPIO, Pedro Paulo; DOS SANTOS MELO, Mônica. Um Panorama da Teoria do Agendamento, 35 anos depois de sua formulação. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. 2008, 31(2), 205-221. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=69830990011>. Acesso em: 5 de abr. de 2020.

DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Revistas em formatos digitais: modelos e novas práticas jornalísticas. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/14009/1/Tatiana%20Maria%20Dourado.pdf>. Acesso em: 29 de abril de 2020.

FRANCHI, Francesco. Designing News. Gestalten: Berlin, 2013

KLEIN, Gisiela Hasse; GUIDI NETO, Pedro; TEZZA, Rafael. Big Data e mídias sociais: monitoramento das redes como ferramenta de gestão. Saude soc., São Paulo , v. 26, n. 1, p. 208-217, Mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000100208&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 10 de mai. de 2020.

HOHLFELDT, Antonio. Os estudos sobre a hipótese de agendamento. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 7, novembro, 1997

LIPPMAN, Walter. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008.

LEÃO, Callenciane F. Recursos de storytelling jornalístico em dispositivos móveis: a revista Época para tablet. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/jordi/wp-content/uploads/2016/05/Recursos-de-storytelling-jornal%C3%ADstico-em-dispositivos-m%C3%B3veis-a-revista-%C3%89poca-para-tablet.pdf>. Acesso em 17 abr. 2020.

MCCOMBS, Maxwell; SHAW, Donald L. The Agenda-Setting Function of Mass Media. The Public Opinion Quarterly. Vol. 36, Nº 2. Summer, 1972. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/2747787>. Acesso em: 20 de abr. de 2020.

MCCOMBS, Maxwell; VALENZUELA, Sebastián. The Agenda-Setting Theory. Cuadernos de Información, Santiago, Chile, núm. 20, pp. 44-50, julho, 2007. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=97120369004>. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

OLIVEIRA, Fabrício Marques de. Cápsulas do tempo: a revista em contexto digital. In: Anais do 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.academia.edu/11379108/C%C3%A1psulas_do_tempo_a_revista_em_contexto_digital>. Acesso em: 17 abr. 2020.

OMS. Consejos para el público sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19): crianza saludable. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/es/documentos/consejos-para-publico-sobre-enfermedad-por-coronavirus-covid-19-crianza-saludable>. Acesso em: 17 de abr. de 2020

PAULINO, Rita. Conteúdo digital interativo para tablets-ipad: uma forma híbrida de conteúdo digital. In: PAULINO, Rita; RODRIGUES, Rodrigues (Orgs.) Jornalismo para tablets: pesquisa e prática. Florianópolis: Insular, 2013.

PEREIRA, Germana da Cruz. As representações do gênero feminino no seriado televisivo A grande família: uma análise crítica do discurso imagético-verbal. 2014. 155f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.

RECUERO, R. Discutindo Análise de Conteúdo como Método: O #DiadaConsciênciaNegra no Twitter. In: Cadernos de Estudos Linguísticos (56.2), p. 289-309, julho/dezembro, 2014, Unicamp/SP.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2011.

SELTZER, E.K. et al. The content of social media's shared images about Ebola: a retrospective study. In Public Health (129.9) . pp. 1273-1277, setembro, 2015. Reino Unido. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0033350615002851?via%3Dihub>. Acesso em: 19 de mai. de 2020.

TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges (Orgs.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.

UNICEF. 6 Ways parents can support their kids through the coronavirus disease (COVID-19) outbreak. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/coronavirus/6-ways-parents-can-support-their-kids-through-coronavirus-covid-19>. Acesso em 20 de abril de 2020.

UNICEF. How to talk to your child about coronavirus disease 2019 (COVID-19). 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/coronavirus/how-talk-your-child-about-coronavirus-covid-19>. Acesso em 20 de abril de 2020.

UNICEF. Coronavirus disease (COVID-19): What parents should know. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/stories/novel-coronavirus-outbreak-what-parents-should-know>. Acesso em 21 de abril de 2020.

UNICEF; WWH; IFRC. Key Messages and Actions for COVID-19 Prevention and

Control in Schools. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/key-messages-and-actions-for-covid-19-prevention-and-control-in-schools-march-2020.pdf?sfvrsn=baf81d52_4>. Acesso em 20 de março de 2020.

VOGEL, Daisi. Revista e contemporaneidade: imagens, montagens e suas anacronias. In: TAVARES, Frederico de Mello B.; SCHWAAB, Reges (Orgs.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.

YUXIN Zhao et al. Chinese Public's Attention to the COVID-19 Epidemic on Social Media: Observational Descriptive Study. In J Med Internet. Res 2020. 4 de maio; 22(5):e18825. Disponível em: <https://www.jmir.org/2020/5/e18825/>. Acesso em: 10 de mai. de 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Leão, C. F., Serafim, L. S., Nunes, D. M., & Pereira, G. da C. (2020). Covid-19 em revistas no Instagram: uma análise de conteúdo relacionada às orientações do UNICEF e da OMS. Paradoxos, 5(1), 20–35. https://doi.org/10.14393/par-v5n1-2020-55104