Publicidade no meio rural: percepções de agricultores familiares do Sul do Brasil

Autores

  • Sabrina Tais Lermen Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul - Brasil https://orcid.org/0000-0002-2936-6968
  • Rafael Foletto Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
  • Bruna Bonadeo Universidade Federal de Santa Maria - campus Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v4n2-2019-51123

Palavras-chave:

Publicidade rural, Agricultura familiar, Recepção

Resumo

O presente artigo é decorrente de uma investigação sobre o acesso a informações rurais e o consumo midiático de agricultores familiares do sul do Brasil e, visa investigar especificamente a relação desses sujeitos com a publicidade de produtos rurais. O espaço da recepção é utilizado para guiar a pesquisa, que se baseia na complementaridade entre os métodos quantitativo e qualitativo, por meio do uso de questionários e entrevistas. Entre os resultados obtidos se destaca o distanciamento do conteúdo apresentado pela produção publicitária e a realidade dos interlocutores que fizeram parte da amostra da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Tais Lermen, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul - Brasil

Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul - Brasil

http://lattes.cnpq.br/0541774336694302

https://orcid.org/0000-0002-2936-6968

Bolsista de Iniciação Científica do projeto “Análise quantitativa e qualitativa do acesso a informações rurais e consumo midiático no Médio Alto Uruguai”.

Rafael Foletto, Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen. Doutor em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador do projeto “Análise quantitativa e qualitativa do acesso a informações rurais e consumo midiático no Médio Alto Uruguai”.

Bruna Bonadeo, Universidade Federal de Santa Maria - campus Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul - Brasil

Graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria - campus Frederico Westphalen, pós-graduanda em Liderança e Sustentabilidade na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade de Frederico Westphalen. Estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen.

Referências

BRESSAN, Matheus. IDEOLOGIA E PUBLICIDADE RURAL: NOTAS PARA UM DEBATE. Intercom: revista Brasileira de Ciências da Comunicação. v. 12, n. 61 (1989).

COUTINHO, Renata Corrêa. Publicidade e propaganda: aspectos históricos. Bocc, 2011.

DELGADO, G.; CARDOSO JR., J.C. (Org.). Principais resultados da pesquisa domiciliar sobre a previdência rural da Região Sul do Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2000.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina; JACKES, Nilda. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker Editores, 2005.

FONSECA, J. J. S. Metodologia de pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GONÇALVES, Gisela; Publicidade a causas sociais ou um olhar sobre a sua (in) eficácia. LabCom, Covilhã, 2004.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica). Produto Interno Bruto per capita: Síntese dos resultados nacional e regional. 2015. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2004_2008/comentarios.pdf. Acessado em 20 set. 2019. https://doi.org/10.17143/ciaed/xxiilciaed.2017.00322

JACKS, Nilda; PIEDRAS, Elisa. Estudos de recepção da publicidade: explorando as pesquisas da década de 90. Revista Comunicação Mídia e Consumo, São Paulo, v. 3, n. 7, p. 113-130, 2006.

MALDONADO, Alberto Elfendy et al. Metodologia de pesquisa em comunicação : olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.

PIEDRAS, Elisa R. Fluxo Publicitário: Anúncios, Produtores e Receptores. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PINHO, José Bendito. Publicidade como ferramenta para promoção de commodities agrícolas. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Umesp, a. 24, n. 38, p. 13-26, 2o. sem. 2002. https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v24n38p13-26

SANTOS, Anderson David Gomes dos; ROCHA, Bruno Lima. LEMOS, I. A financeirização da mídia e o caso brasileiro da crise na Globopar. In: CABRAL, Adilson; CABRAL, Eula. Comunicação, cultura, informação e democracia. Lisboa/São Paulo: Media XXI, 2016. p. 149-166.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Lermen, S. T., Foletto, R., & Bonadeo, B. (2019). Publicidade no meio rural: percepções de agricultores familiares do Sul do Brasil. Paradoxos, 4(2), 88–100. https://doi.org/10.14393/par-v4n2-2019-51123