Representação midiática do impeachment brasileiro em 2016: o dito e o não dito
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v3n2-2018-49702Palavras-chave:
Impeachment Dilma Rousseff, Crime de responsabilidade fiscal, Pedaladas fiscais, Representação midiáticaResumo
O estudo visa analisar o tratamento mediático no que se refere aos motivos que levaram ao impeachment da ex-presidente brasileira Dilma Rousseff. No sentido de discutir se essa representação midiática do referido impedimento foi realizada por meio de dados consolidados ou se apenas foi focada em uma abordagem mítica, baseada em mentiras, falácias, suposições e informações truncadas. Para isso, observou-se as edições do jornal Folha de São Paulo, versões impressas disponíveis na página do veículo, como recorte foi escolhido o mês de agosto de 2016, uma vez que a votação final do processo aconteceu no dia 31 deste mês.
Downloads
Referências
Jornais diários: Folha de S. Paulo – 1º a 31 de agosto de 2016.
ABREU, A. A.; LATTMAN-WELTMAN, F.; KORNIS, M. A. Mídia e Política no Brasil – jornalismo e ficção. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações – comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2 a ed., 2003.
BASILE, S. Elementos do jornalismo econômico. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BIRD, S. E.; DARDENE, R. W. “Mito, registro e ‘estórias’: explorando as qualidades narrativas das notícias”. In: Traquina, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja, 1993, p. 263-277.
FIBE, Lillian Witte. In: ABREU, Alzira Alves de & ROCHA, Dora. Elas ocuparam as redações – depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1a edição 2006, 280p.
GAMSON, W.; MODIGLIANI, A. Media discurse and public opinion on nuclear power: a construcionist approach. American Journal of Sociology, v. 95, p. 1-37, 1989.
GOMES, W. Duas premissas para a compreensão da Política Espetáculo. In: Mídia, ética e política. Compós, 1996.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. São Paulo: Saraiva, 2002. v. 5.
KUCINSKI, B. Jornalismo Econômico. - 3 ed. rev. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.
LATTMAN-WELTMAN, Fernando, RAMOS, Plínio de Abreu & CARNEIRO, José Alan Dias. A imprensa faz e desfaz um presidente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
LEITÃO, Miriam. Jornalismo de economia depois da redemocratização. Entrevistadora: Hérica Lene. Rio de Janeiro, na residência da jornalista, na Gávea, em 15 de março de 2007.
LIPPMANN, W. Opinião pública. São Paulo: Vozes, 2008.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações – comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2 a ed., 2003.
MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional – a notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
MENDONÇA, K. M. L. A salvação pelo espetáculo – mito do herói e política no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.