Uma ocupação estudantil como máquina de guerra: redes sociais como instrumento de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v4n2-2019-48924

Palavras-chave:

Redes sociais, Deleuze, Guattari, Ocupação, Educação

Resumo

Apresentamos a partir deste artigo uma leitura possível do uso de mídias sociais e fotografias produzidas ou garimpadas online por estudantes secundaristas durante o movimento de escolas ocupadas em São Paulo ocorrida de novembro de 2015 a janeiro de 2016 em oposição ao plano de reorganização escolar. Para tanto, observamos a página correspondente à Escola Estadual Fernão Dias Paes “Escola de luta Fernão Dias Paes” no Facebook. Utilizamos os conceitos de liso e estriado de Deleuze & Guattari com vista a refletirmos sobre a dinâmica daquela ocupação e algumas de suas potencialidades de resistência e pontos de fuga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Feitosa Romão, Universidade Federal Fluminense - UFF - Rio de Janeiro - Brasil

Universidade Federal Fluminense – UFF – Rio de Janeiro - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1347-2782
http://lattes.cnpq.br/9901778793006136
E-mail: romao.doug@gmail.com

Referências

BRISSAC, Nelson. Arte/Cidade Zona Leste: máquinas urbanas. Santiago de Compostela: Artedardo, 2011.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.II. São Paulo, Ed. 34. 2004.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.V. São Paulo, Ed. 34. 1997.

PASSETTI, Edson (Org.) A Tolerância e o Intempestivo. Cotia: Ateliê editorial. 2005.

CARVALHO, Alexandre Filordi de & CAMARGO, A. C. Guattari e a topografia da máquina escolar. ETD. Educação Temática Digital, v. 17, p. 107-124, 2015. Disponível em :<https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/6457>. Acesso em: 15/01/2019. https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634821

EL PAÍS. Justiça nega reintegração de posse das escolas ocupadas em São Paulo. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/23/politica/1448299485_133769.html>. Acesso em: 18/01/2019

HAESBAERT, Rogério & BRUCE, Glauco. A desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. Revista GEOgraphia, Niterói, ano IV, n.7, p.7-31, 2002. Disponível em: < http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewArticle/74> Acesso em: 20/01/2018. https://doi.org/10.22409/geographia2002.47.a13419

MENDONÇA, Kleber S. Ruínas Discursivas. A ocupação midiática sem-terra como máquina nômade. 2007. Tese de Doutorado – PPGCOM, UFF, Niterói, 2007.

NYTIMES. Brazil’s Students Occupy Their Schools to Save Them. Disponível em: < http://www.nytimes.com/2015/12/16/opinion/brazils-students-occupy-their-schools-to-save-them.html?_r=0> Acesso em: 10/01/2019

OLIVEIRA, Andréia M. & FONSECA, Tania M. G. Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 31, n.2, 2006. Disponível em :< http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/6849/4120> Acesso em: 20/01/2019

RAMOS, Márcia Elisa Teté (Org.) Estágio / Pesquisa : Ideias históricas de alunos do Ensino Médio. Londrina: UEL. 2013

SAQUET, Marcos A & DA SILVA, Sueli Santos. MILTON SANTOS: concepções de geografia, espaço e território. Geo UERJ - Ano 10, v.2, n.18, 2º semestre de 2008. P. 24-42. Disponível em : <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/1389/1179>. Acesso em: 20/02/2019. https://doi.org/10.12957/geouerj.2010.1481

SESP. Alunos falam sobre planos e engajamento em ações da escola na volta às aulas. Disponível em :< http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/secretario-da-educacao-visita-escola-no-primeiro-dia-de-aula > Acesso em: 15/02/2019. https://doi.org/10.15220/uis-unicef-cntry-brasil-2012-po

VOORWALD, Herman. A reorganização paulista e o novo modelo de escola. Disponível em :< http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/a-reorganizacao-paulista-e-o-novo-modelo-de-escola > Acesso em: 25/01/2019

ZOURABICHVILI, François. O Vocabulário de Deleuze. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 2004.

Documentário ACABOU A PAZ - Isto aqui vai virar o Chile - Escolas ocupadas em São Paulo, 1:00:05. https://www.youtube.com/watch?v=cdcFnnlO4k0

Escola de Luta Fernão Dias Paes. https://www.facebook.com/OcupaFernao

O Mal Educado. https://www.facebook.com/mal.educado.sp

Comando das Escolas em Luta. https://www.facebook.com/comando.escolas

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Romão, D. F. (2019). Uma ocupação estudantil como máquina de guerra: redes sociais como instrumento de resistência. Paradoxos, 4(2), 53–70. https://doi.org/10.14393/par-v4n2-2019-48924