Jornalismo transmídia e produção de sentidos para o cinema: o filme Vingadores - guerra infinita nos portais de notícias brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v4n2-2019-48558

Palavras-chave:

Jornalismo, Transmídia, Cinema, Vingadores, Brasil

Resumo

O objetivo do artigo é o de analisar a narrativa transmídia jornalística do filme Vingadores: guerra infinita (2018, Anthony e Joe Russo) nos portais de notícias brasileiros. Esta pesquisa se classifica como descritiva, com abordagem qualitativa e utiliza a técnica de análise de conteúdo. Foram selecionados como amostra, para análise, notícias publicadas em cada um dos seguintes portais: G1, Globoplay e Omelete entre dezembro de 2017 e setembro de 2018. Como principal resultado constatou-se que os referidos portais de notícias brasileiros, cada um com suas peculiaridades, dão novos sentidos para o filme e assim, contribuem para uma narrativa transmídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Jose Bona, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - Brasil

Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB – Brasil
Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - Brasil
http://lattes.cnpq.br/4474574048534791
https://orcid.org/0000-0003-2116-2407
bona.professor@gmail.com

João Marcos Mainardes de Paula, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - Brasil

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - Brasil
jmmdepaula@gmail.com

Referências

BOX OFFICE MOJO. Disponível em: <https://bit.ly/2qfWDsd>. Acesso em: 19 out. 2018.

CANAVILHAS, João. Jornalismo Transmídia: um desafio ao velho ecossistema midiático. Bogotá: Editorial Universidad del Rosário, 2013.

CIRNE, Lívia. De uma para muitas... mídias: uma abordagem da transmidiação no telejornalismo. ÂNCORA-Revista Latino-americana de Jornalismo, v. 3, n. 2, 2016. https://doi.org/10.21204/2359-375x/ancora.v3n2p194-208

DA SILVA, Rodrigo Carvalho. Produção de sentido nas imagens do cinema. Temática, v. 8, n. 9, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2qfXxF4>. Acesso em: 29 out. 2018.

DOS SANTOS, Marcio C. Existe Jornalismo Transmídia? Considerações Sobre o Reuso de Conceitos. São Carlos: Revista GEMInIS, v. 8, n. 3, p. 136-149, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2QGwJdm>. Acesso em: 09 set. 2018.

DULLIUS, Amanda Amaral. A franquia Os Vingadores como parte da narrativa transmídia do universo cinematográfico Marvel: um estudo de caso. 2015. Disponível em: < https://bit.ly/2Da0obd>. Acesso em: 19 out. 2018.

FONTENELE, Amanda V. Narrativa Transmídia: Um Passeio pelo Universo Marvel Cinematográfico. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em <https://bit.ly/2PLEq0u>. Acesso em: 05 set. 2018.

GLOBO.COM. Disponível em: <https://bit.ly/2ODQkZn>. Acesso em: 02 dez 2018.

IMDB. Disponível em: <https://imdb.to/2I1E96W>. Acesso em: 02 dez 2018.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MARTINS, Elaide; FECURY, Isabelle. Entre o portal e o telejornal: aspectos da narrativa transmídia no jornalismo do grupo Record. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2D6L8fV>. Acesso em: 21 ago. 2018.

OMELETE&CO. Disponível em: <https://bit.ly/2ALg4Os>. Acesso em: 02 dez. 2018

PRATTEN, Robert. Getting started in transmedia storytelling: a pratical guide for beginners. Londres, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2Dbl2sb>. Acesso em: 04 set. 2018.

RENÓ, Denis; FLORES, Jesús M. Periodismo Transmedia. Nueva edición actualizada. Aveiro: Ria Editoral, 2018.

SCOLARI, Carlos A. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. Catalunya, 2009. Disponível em: <https://bit.ly/2D9hQxn>. Acesso em: 21 ago. 2018.

TRETTIN, Diego; SCHLÖGL, Larissa. A narrativa transmidiática dos vingadores da Marvel Comics: Análise dos filmes homem de ferro e homem de ferro 2. Razón y Palabra, v. 18, n. 88, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Bona, R. J., & Paula, J. M. M. de. (2019). Jornalismo transmídia e produção de sentidos para o cinema: o filme Vingadores - guerra infinita nos portais de notícias brasileiros. Paradoxos, 4(2), 5–21. https://doi.org/10.14393/par-v4n2-2019-48558