Arquivo, memória e passado: resenha crítica de A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, de Luiz Cláudio da Costa

Autores

  • Laís Ferreira Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Memória, Arquivo, Fotografia, Arte contemporânea

Resumo

Esta resenha aborda a obra A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, de Luiz Cláudio da Costa, atentando-se para as questões relativas ao ato fotográfico, os elementos de memória e arquivo trabalhados a partir das obras analisadas pelo pesquisador. Para tanto, recorremos às teses de Georges Didi-Huberman, Henri Bergson, Walter Benjamin e Jean-Luc Nancy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Ferreira Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em comunicação na UFF, com ênfase em Estudos  do Cinema e do Audiovisual. Graduada em Comunicação Social pela UFMG(2016).

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Tradução Paulo Neves da Silva. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.

BIBLIOBELAS. Paulo Nazareth: O Homem Cem Cabeças, no Espaço F da EBA. Disponível em < https://bibliobelas.wordpress.com/2015/05/27/paulo-nazareth-o-homem-cem-cabecas-no-espaco-f-da-eba/>. Acesso em 17 de agosto de 2016.

COSTA, Luiz Cláudio da. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2014.

DIDI–HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Tradução Milene Miglano. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2016.

______. O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998.

DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus. 2003.

FERREIRA, Helder. A pé até Nova York. Revista Cult. São Paulo, dezembro de 2012. Disponível em < http://revistacult.uol.com.br/home/2012/12/a-pe-ate-nova-york/>. Acesso em 17 de agosto de 2016.

LOMBARDI, Kátia Hallak. As paisagens fotográficas historicizadas de “To Face”de Paola Pietri Trabalho apresentado no GT ESTUDOS DE CINEMA, FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL, no XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, 07 a 10 de junho de 2016.

NANCY, Jean-Luc. “Uncanny Landscape.” In The Ground of the Image. New York: Fordham University Press, 2005.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Como Citar

Oliveira, L. F. (2018). Arquivo, memória e passado: resenha crítica de A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, de Luiz Cláudio da Costa. Paradoxos, 2(2), 77–81. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/45481