Arquivo, memória e passado: resenha crítica de A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, de Luiz Cláudio da Costa
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v2n2-2017-45481Palavras-chave:
Memória, Arquivo, Fotografia, Arte contemporâneaResumo
Esta resenha aborda a obra A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, de Luiz Cláudio da Costa, atentando-se para as questões relativas ao ato fotográfico, os elementos de memória e arquivo trabalhados a partir das obras analisadas pelo pesquisador. Para tanto, recorremos às teses de Georges Didi-Huberman, Henri Bergson, Walter Benjamin e Jean-Luc Nancy.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória. Tradução Paulo Neves da Silva. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.
BIBLIOBELAS. Paulo Nazareth: O Homem Cem Cabeças, no Espaço F da EBA. Disponível em < https://bibliobelas.wordpress.com/2015/05/27/paulo-nazareth-o-homem-cem-cabecas-no-espaco-f-da-eba/>. Acesso em 17 de agosto de 2016.
COSTA, Luiz Cláudio da. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2014.
DIDI–HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Tradução Milene Miglano. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2016.
______. O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998.
DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus. 2003.
FERREIRA, Helder. A pé até Nova York. Revista Cult. São Paulo, dezembro de 2012. Disponível em < http://revistacult.uol.com.br/home/2012/12/a-pe-ate-nova-york/>. Acesso em 17 de agosto de 2016.
LOMBARDI, Kátia Hallak. As paisagens fotográficas historicizadas de “To Face”de Paola Pietri Trabalho apresentado no GT ESTUDOS DE CINEMA, FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL, no XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, 07 a 10 de junho de 2016.
NANCY, Jean-Luc. “Uncanny Landscape.” In The Ground of the Image. New York: Fordham University Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.