O Marketing das Produções Musicais das Bandas Gaúchas e Catarinenses de Pop e Rock na Atualidade

Autores

  • William Victor Hawerroth Univali
  • André Luiz Vailati Univali

Palavras-chave:

Comunicação, Música, Mercado fonográfico, Marketing musical

Resumo

Partindo da situação atual do cenário fonográfico onde as novas tecnologias estão transformando os hábitos de consumo de música em suportes físicos e digitais, este estudo exploratório analisa a divulgação das produções musicais de bandas de pop e rock na atualidade. Com base na evolução do mercado fonográfico exposta em Anderson (2006), nas essências da comunicação de marketing em Kotler, Kartajaya e Setiawan (2010) e Crescitelli e Shimp (2012), e no desempenho do marketing na era digital em Jenkins (2006), Gabriel (2010) e Longo (2014), foram entrevistados os responsáveis pela comunicação e estratégias mercadológicas de três bandas de dois estados do Sul do Brasil. Por uma de análise de conteúdo, a investigação traz percepções acerca do marketing nos ambientes virtuais através de um relacionamento mais próximo com os consumidores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Victor Hawerroth, Univali

Graduando em Publicidade e Propaganda pela UNIVALI em Itajaí (SC).

André Luiz Vailati, Univali

Mestre em Educação, Especialista em Novas Mídias e Bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor no Curso de Publicidade e Propaganda da UNIVALI em Itajaí (SC).

Referências

ANDERSON, Chris. A Cauda Longa: Do mercado de massa para o mercado de nicho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

ABPD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES DE DISCOS. Certificados de Ouro, Platina e Diamante recebidos por artistas que comercializaram músicas no formato digital (Digital Music ou DMS) entre 2008 e 2013. Disponível em: <http://abpd.org.br/home/certificados/?busca_tipo_produto=DIGITAL%20%28M%C3%9ASICA%29&busca_tipo_certificado&busca_busca_gravadora&busca_ano>. Acesso em: 01 jun. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2016.

CRESCITELLI, Edson; SHIMP, Terence. Comunicação de marketing: Integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

DUBBER, Andrew. As 20 coisas que você deve saber sobre música on-line. Trad. Dani Pompeo, 2007. E-book. Disponível em: <http://danipompeo.com/pt/NMS_pt.pdf>. Acessado em: 19 jun. 2016.

GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital: Conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 1ª ed. São Paulo: Aleph, 2006.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da Conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. São Paulo: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

LONGO, Walter. Marketing e Comunicação da Era Pós-Digital: As Regras Mudaram. São Paulo: HSM do Brasil, 2014.

TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Hawerroth, W. V., & Vailati, A. L. (2018). O Marketing das Produções Musicais das Bandas Gaúchas e Catarinenses de Pop e Rock na Atualidade. Paradoxos, 2(1), 82–93. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/45209