Learning Analytics em MOOCs: análise da Big Data Educacional dos cursos Telelab

Autores

  • Breno Biagiotti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45194

Palavras-chave:

Learning Analytics, MOOCs, Big Data Educacional, TELELAB

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Learning Analytics (LA) nos cursos massivos Telelab, com foco na implementação do processo de ensino aprendizagem em MOOCs, por meio da análise e predição de Big Data Educacional (BDE). Para isso, realizou-se uma revisão sistemática sobre esses temas e aplicou-se técnicas de LA na análise dos dados do Telelab. Constatou-se a dificuldade em se trabalhar com grande quantidade de dados educacionais heterogêneos (cerca de 56 mil alunos), a fim de obter informações relevantes para a melhoria da experiência do curso. Entretanto, por meio de técnicas estatísticas, alguns padrões puderam ser localizados, evidenciando pontos fortes e fracos do Telelab que necessitam de atenção.

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Biografia do Autor

Breno Biagiotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, com ênfase em mídia e conhecimento. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Pesquisador na área de ensino a distância, cursos massivos (MOOCs), objetos de aprendizagem e elaboração de materiais instrucionais. Atualmente trabalha com produção de material instrucional para o Ministério
da Saúde na UFSC.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999).

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

Biagiotti, B., & Baldessar, M. J. (2018). Learning Analytics em MOOCs: análise da Big Data Educacional dos cursos Telelab. Paradoxos, 2(1), 8–20. https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45194