Retomada das telas de Rubem Fonseca

Autores

Palavras-chave:

Cinema da Retomada, Rubem Fonseca, Roteiro, Adaptação

Resumo

O que pretendemos presenciar com a aproximação da literatura de Rubem Fonseca e do cinema não é o confronto, mas sim perceber que há uma cinematografia literária ou uma literatura cinematográfica, tipicamente "fonsequiana". Esse traço faz parte de um fluxo contínuo de suas realizações autorais, que influenciaram a arte nacional contemporânea e que marcou presença nos últimos anos nas telas do movimento chamado Cinema da Retomada e da Televisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Davino, Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação (USP), Mestre em Artes (USP), Bacharel em Comunicação - Cinema (USP). Docente e Pesquisadora do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

BOTELHO JUNIOR, F.C. Técnica e estética na imagem do novo cinema de São Paulo. Doutorado. São Paulo: USP/ECA, 1991.

DAVINO, Gláucia. Roteiro, elemento oculto no filme. Filme, a cristalização do roteiro. Tese de Doutorado. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

FIGUEIREDO, A.M.C. “Agosto”, o trágico e o patético, a socialização da obra “AGOSTO”, de Rubem Fonseca, na adaptação pela TV Globo - história e Ficção. Dissertação (Mestrado, IMS/SBC). São Bernardo do Campo: UMESP/POSCOM, 1995.

NAGIB, Lucia. Cinema da Retomada. Campinas: Editora 34, 2002.

ORICCHIO, Luiz Zanin. Cinema de novo. Um balanço crítico da retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

Revista Idiossincrasias, 14/06/ 2007. http://portalliteral.terra.com.br (março 2008).

SILVA, Deonísio da, “A violência nos contos de Rubem Fonseca”, in Um novo modo de narrar. São Paulo: Livraria Cultura Ed., 1979.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

Davino, G. (2018). Retomada das telas de Rubem Fonseca. Paradoxos, 1(1), 36–45. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/41625