Política de Uso de Inteligência Artificial (IA)
Política de Uso de Inteligência Artificial (IA)
Com a finalidade de preservar a integridade, a excelência e a transparência dos trabalhos submetidos e publicados na Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, estabelecemos as seguintes diretrizes sobre o uso de ferramentas de IA:
. Autoria: Recursos de IA não se qualificam como autoria de pesquisas e não devem ser creditados na elaboração de textos, imagens ou dados.
. Responsabilidade: A supervisão do uso da IA é responsabilidade exclusiva dos autores, que assumem integralmente o conteúdo produzido, incluindo possíveis erros, plágios ou condutas prejudiciais resultantes do uso dessas ferramentas.
. Autenticidade e originalidade: Autores que empregam IA para gerar ou analisar conteúdo devem garantir que o trabalho é original, e justificar o uso como relevante na pesquisa;
. Declaração de uso e transparência: Todos os manuscritos que utilizam IA, seja na geração, análise, revisão ou qualquer outra capacidade, deve ser explicitamente declarada na seção de materiais e métodos (nome da ferramenta, versão, modelo, parâmetros aplicados), e mencionar a função desempenhada no desenvolvimento do texto, assegurando a credibilidade da pesquisa.




