ASSOCIAÇÃO ENTRE RESILIÊNCIA, ESTRESSE E O PERFIL DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE: ESTUDO TRANSVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia2174924Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador, Resiliência Psicológica, Estresse Ocupacional, Docentes, Pessoal de SaúdeResumo
Objetivo: Analisar a associação entre resiliência, estresse e o perfil de professores de uma instituição de ensino público e profissionais da saúde de um hospital-escola. Métodos: Estudo transversal, realizado com professores de uma universidade pública e profissionais da saúde de um hospital de ensino. Dados coletados com questionário contendo características biossociais, laborais e de saúde, RAW Scale Brasil e Job Stress Scale. Análise descritiva e inferencial. Resultados: Participaram 239 professores e 287 profissionais da saúde. Professores e profissionais da saúde com alta exigência no trabalho (OR=11,29; IC: 5,03-25,34), em trabalho passivo (OR=2,58; IC: 1,04-6,65) ou ativo (OR=6,69; IC: 3,08-14,53) possuem mais chances de ter baixa resiliência no trabalho. Conclusão: Professores e profissionais da saúde que estão em alta exigência, trabalho passivo ou ativo possuem menos resiliência no trabalho. Estratégias interventivas que minimizem o estresse ocupacional vivenciado pelos trabalhadores e que favoreçam sua resiliência no trabalho são importantes.
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