RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO ALIMENTAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Perla Silva Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-1782-0596
  • Maria Valéria Chaves de Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Nildenia de Oliveira Rocha Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Camila Fernandes Maia de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-4758-5785
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-7713-3264
  • Bruna Yhang da Costa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0002-7332-0019
  • Adalberto Veronese da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Glêbia Alexa Cardoso Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-4822-1673

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2172772

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Comportamento sedentário, Ingestão de alimentos, Tempo de tela, Alimento processado

Resumo

Objetivo: Avaliar a relação do consumo alimentar, comportamento sedentário, perfil antropométrico e composição corporal de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: Participaram do estudo 100 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com diagnóstico de autismo. Foram utilizados formulários para traçar o perfil socioeconômico, o tempo de tela, o nível de atividade física e o consumo alimentar (recordatório de 24 horas). A composição corporal foi avaliada pela aferição do peso, estatura, circunferências da cintura, quadril e abdominal, além das dobras subescapular e tricipital. Resultados: 75% dos participantes demonstraram excesso de tempo em telas. Ademais, 74% das crianças e adolescentes foram classificados como não ativos. 36% dos participantes apresentaram um percentual de gordura moderadamente alto e alto. Um maior consumo de alimentos ultraprocessados e tempo de tela, bem como menor tempo de atividade física correlacionaram-se com adiposidade corporal (p<0,05). Conclusão: À medida que a ingestão de ultraprocessados aumenta, os níveis de gordura corporal e os indicadores antropométricos de adiposidade também crescem. Ademais, quanto menos tempo é dedicado à prática de atividade física, maiores são os níveis de gordura. Ao mesmo tempo, quanto mais tempo dedicado às atividades de tela, maiores são os percentuais de gordura e os indicadores de excesso de peso. 

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Biografia do Autor

  • Perla Silva Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

     Graduação em Bacharelado em Nutrição - IFCE Limoeiro do Norte (2020) e mestrado em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2023). 

  • Maria Valéria Chaves de Lima, Universidade Estadual do Ceará

    Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela FAECH/FABRAS e Especialista em Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde pela FACULDADE HOLÍSTICA - FaHol. Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande Norte ( UERN). Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora-Membro do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Enfermagem e Saúde das Populações - GRUPESCES-CAPF/UERN. Pesquisadora -Membro do Grupo de Pesquisa Redis Integrada de Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

  • Maria Nildenia de Oliveira Rocha, Centro Universitário Leonardo da Vinci

    Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pelo CENTRO UNIVERSITARIO LEONARDO DA VINCI(2021), graduação em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - LICENCIATURA PLENA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2005), graduação em SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA pela FACULDADE IBRA DE BRASÍLIA - FABRAS(2023), especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL pela SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(2024), especialização em GESTÃO DO SUAS - SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL pela FACULDADE FACUMINAS(2023), especialização em MBA GESTÃO EMPRESARIAL, MARKETING E OPERACIONALIZAÇÃO pela Faculdade de Selvíria(2010), especialização em SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇAO pela FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE(2020), especialização em ASSISTENCIA SOCIAL E SAÚDE PÚBLICA pela FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE(2021), especialização em SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE EM CAPS pelo INSTITUTO FACUMINAS EAD LTDA(2022), curso-tecnico-profissionalizante em FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO DE 1ª A 4ª SÉRIE- INTENSIVO pelo CENTRO EDUCACIONAL CÔNEGO AGOSTINHO(1998) e ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS FRANCISCO JAGUARIBE(1997).

  • Camila Fernandes Maia de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Graduada em Educação Física com habilitação em Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (2014), Especialização em Educação Física Escolar e Fitness pela Faculdade do Vale do Jaguaribe/FVJ (2015), Graduada em Educação Física com habilitação em Bacharelado pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Bolsista PIBID - UERN (2012). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade/UERN. Professora de Educação Física Concursada na Rede Municipal de Ensino de Mossoró desde 2017.

  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Docente do Departamento de Enfermagem do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FACISA/UFRN. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade/UERN. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguindo como linha de pesquisa enfermagem na saúde mental e coletiva, concluído em Dezembro de 2014. Mestre em enfermagem pelo programa de Pós-graduação em enfermagem da UFRN, concluído em Dezembro de 2011. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, concluída em 2004. 

  • Bruna Yhang da Costa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (2006), mestrado em Saúde Pública (2011) e doutorado em Saúde Coletiva (2017) pela Universidade Estadual do Ceará . Especialista em Terapia Intensiva e em Educação Profissional e Tecnológica para o Ensino Médio. É professora da graduação em Nutrição e da Especialização em Segurança Alimentar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

  • Adalberto Veronese da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ (1995), Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal (2014), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (2008), Especialista em Pesquisa em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB (1998) e em Recreação, Lazer a Animação Sócio Cultural pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (1996). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Chefe do Departamento de Educação Física, Coordenador do Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático da Faculdade de Educação Física e do Programa de Extensão Nadar Mais da UERN.

  • Glêbia Alexa Cardoso , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Professora Doutora em Educação Física pelo programa Associado de pós graduação em Educação Física UPE/UFPB. Mestre em Ciências do Desporto com especialização em Avaliação e prescrição na Atividade Física pela Universidade Trás-os-Montes de Alto Douro- UTAD- Portugal (2011). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000).Pós-graduação em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2002). Pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Integrada do Ceará-FIC (2006), Formação em Pilates (2006). 

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Publicado

22-01-2025

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Seção

Artigos

Como Citar

RODRIGUES, Perla Silva; LIMA, Maria Valéria Chaves de; ROCHA, Maria Nildenia de Oliveira; CARVALHO, Camila Fernandes Maia de; OLIVEIRA, Kalyane Kelly Duarte de; SILVA, Bruna Yhang da Costa; COSTA, Adalberto Veronese da; CARDOSO , Glêbia Alexa. RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO ALIMENTAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 21, p. e2107, 2025. DOI: 10.14393/Hygeia2172772. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/72772. Acesso em: 26 mar. 2025.