CARGA MENTAL DE TRABALHO E RESILIÊNCIA EM SERVIDORES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA: ANÁLISE A PARTIR DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia2172449Palavras-chave:
Adaptação psicológica, Resiliência psicológica, Carga de trabalho, Modelagem por equações estruturais, Saúde OcupacionalResumo
Objetivo: Avaliar as relações das subescalas e itens das Escalas Subjetiva de Carga Mental de Trabalho (ESCAM) e de Resiliência (ER) em técnicos administrativos (TAE´s) em Educação pertencentes a uma instituição federal de ensino superior do Rio Grande do Sul. Método: Estudo transversal composto pelo o total de 450 participantes. Os dados foram coletados na modalidade on-line entre julho a novembro de 2022, com instrumento auto aplicável contendo variáveis do perfil dos participantes e Escalas Subjetiva de Carga Mental de Trabalho de Resiliência versão Brasil. A análise dos dados se deu pela técnica de Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM) com software SmartPLS® versão 4.1.0.0. Resultado: Observou-se na amostra analisada carga mental de trabalho adequada e alta resiliência psicológica. No modelo final proposto predominou relações diretas entre os fatores da resiliência com as dimensões da carga mental de trabalho. Conclusão: Há evidências no estudo de que adaptação psicológica contribui para o equilíbrio da carga mental, no entanto, a relação entre as duas escalas no modelo proposto não se mostrou com bom comportamento, devido as suas distintas finalidades destas, entre as quais, uma tem como foco o indivíduo e a outra o trabalho.
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