CARGA MENTAL DE TRABALHO E ESTRESSE OCUPACIONAL EM SERVIDORES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA: ANÁLISE A PARTIR DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2072151

Palavras-chave:

Carga mental, Demanda-controle, Apoio social, Estresse Ocupacional, Doenças ocupacionais

Resumo

Objetivo: Avaliar a relação entre estresse ocupacional e carga mental de trabalho em servidores públicos, utilizando as subescalas e itens da Escala de Carga Mental Subjetiva de Trabalho (ESCAM) e da Escala de Estresse no Trabalho (JSS) como instrumentos de medida. Método: Estudo transversal, realizado no período de abril a novembro de 2022, com 450 servidores públicos de uma instituição de ensino superior federal do Rio Grande do Sul. A amostragem foi por conveniência. As relações entre carga mental e estresse ocupacional foram analisadas estatisticamente por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais com estimativa de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM) com algoritmo do software SmartPLS® versão 4.0.9.9. Resultados: Houve predomínio de participantes do sexo feminino (65,30%), com idade entre 30 e 40 anos (32,40%), casado (70%). Destes, apresentavam níveis adequados de carga mental (91,78%). Quanto ao estresse ocupacional da amostra, os níveis foram elevados para as as demandas (53,11%), controle (97,78%) e apoio social no trabalho (95,78%). A avaliação sistemática do modelo revelou adequada consistência interna e validade. Implicações: Conclui-se que o modelo demanda-controle e apoio social no trabalho mostrou-se um forte preditor para avaliação da percepção da carga mental subjetiva no trabalho, compondo um modelo robusto e contribuindo para a produção de conhecimento na área da saúde do trabalhador.

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Biografia do Autor

Mauren Pimentel Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Mauren Pimentel Lima atua como coordenadora e docente do curso de graduação em enfermagem na Faculdade Sobresp de Santa Maria (RS). Em 2023 tornou-se Doutora em enfermagem na área de gestão em saúde e trabalho pelo programa de pós graduação da universidade federal de Santa Maria (PPGENF/UFSM). Mestre em administração em 2013 e especialista em gestão da organização dos serviços públicos em 2019. Possui experiência docente nos cursos de graduação em enfermagem, administração e fisioterapia e como pesquisadora em doenças comportamentais, saúde do trabalhador, trabalho e gestão sendo estes também seu interesse em investigações.

Patrícia Bitencourt Toscani Greco, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Enfermagem pela Universidade Franciscana (2004), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Franciscana (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) ,e membro e pesquisador do Grupo Trabalho Ética Saúde e Segurança do Paciente (GTESSP) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde mental, saúde do trabalhador, trabalho , segurança do paciente.

Graziele de Lima Dalmolin, Universidade Federal de santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Enfermagem. Doutora em Enfermagem. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Ética, Saúde e Segurança do Paciente (GTESSP/UFSM). Atua principalmente nas temáticas de ética em enfermagem, sofrimento moral, e, saúde do trabalhador.

Heloísa Garcia Claro Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira pela Universidade de São Paulo (2008), Licenciada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2010), Mestre em Ciências (PPGE pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo 2010), Doutora em ciências (PPGE pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo 2015). Durante o doutorado, fez estágio internacional como research visiting scholar nas instituições University of Illinois at Urbana Champaign e no Lighthouse Insitute, Chestnut Health Systems (2012). Fez dois pós doutorados, o primeiro em ciências (2017), na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e o segundo em Epidemiologia (2020) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É docente Professor Doutor MS3 da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Seus temas de interesse são: Epidemiologia, Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Básica, Entrevista Motivacional, Álcool e outras Drogas, Depressão, mHealth, tecnologias em saúde, Pesquisa Clínica. É Membro da Motivational Interviewing Network of Trainers - MINT desde 2015, onde faz parte do Comitê de Professional Development, com participação de pesquisadores do mundo todo. É membro da International Nurses Society on Addictions, e é presidente do capítulo brasileiro dessa sociedade. Líder do Grupo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Epidemiológicos em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas - NIESMAD, em co-liderança com Profa. Dra. Gabriella Andrade Boska e do Grupo de Estudos em Álcool e outras Drogas, em co-liderança com Profa. Dra. Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira. Membro do Latin America Treatment and Innovation Network - LATIN-MH, sediado na Faculdade de Medicina da USP - Departamento de Medicina Preventiva. Além disso, é membro pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Saúde Mental Populacional.

Taís Carpes Lanes, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF-2020) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutoranda em Enfermagem (2020-andamento) pelo PPGENF/UFSM. Formada em Enfermagem pela UFSM (2017). Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Ética, Saúde e Segurança do Paciente (GTESSP/2014 - atual), atuando nas linhas de pesquisa Ética em enfermagem e Saúde do Trabalhador (Sofrimento Moral, Estresse e Burnout). Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica entre 2014 e 2016 atuando na linha de Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador, bolsista assistencial em Pronto Socorro em 2015 e bolsista do setor de Vigilância em Saúde em 2017 no Hospital Universitário de Santa Maria. Atuou como Professora colaboradora do Curso de técnico de enfermagem - Colégio Politécnico/UFSM e como Professora substituta do curso de graduação em enfermagem/UFSM. Atualmente é instrutora de APH/IBRAPH, atua como Professora de Anatomofisiologia Humana e Genética humana dos cursos de graduação em enfermagem, odontologia e psicologia da SOBRESP. Atuei como professora de Saúde coletiva do curso de graduação em enfermagem na FISM

Rafaela Andolhe, Universidade Federal de santa Maria

Pós-doutora pelo Programa Pesquisador de Pós-Doutorado, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), junto ao Grupo de Pesquisa em Comportamentos em Saúde, com estágio pós-doutoral na Universidade de Laval, Quebec, Canadá. Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) (2013), com estágio de curta duração na Universidade Andrés Bello, Chile. Mestre em Enfermagem (2009) e Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2006). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFSM). É pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Ética, Saúde e Segurança do Paciente (GTESSP). Tem experiência na área de enfermagem médico-cirúrgica na saúde do adulto, com atuação nos seguintes temas: enfermagem perioperatória, stress, burnout, coping, carga de trabalho de enfermagem, carga mental de trabalho, segurança do paciente e comportamentos em saúde.

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Publicado

11-12-2024

Como Citar

LIMA, M. P.; VÁSQUEZ, P. A. C.; GRECO, P. B. T.; DALMOLIN, G. de L.; FERNANDES, H. G. C.; LANES, T. C.; ANDOLHE, R.; LOPES, L. F. D. CARGA MENTAL DE TRABALHO E ESTRESSE OCUPACIONAL EM SERVIDORES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA: ANÁLISE A PARTIR DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS . Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2088, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2072151. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/72151. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos