PERCEPÇÕES DA EQUIPE SOBRE A PRÁTICA INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO À SAÚDE DE SERVIDORES FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia2071618Palavras-chave:
Equipe multiprofissional, Saúde do trabalhador, Práticas interdisciplinares, Aprendizagem colaborativaResumo
A interprofissionalidade vem ganhando cada vez mais destaque entre as equipes de saúde, com profissionais de diversas formações atuando juntos, integrando saberes, ampliando repertórios de práticas e, assim, fortalecendo o trabalho em saúde e a integralidade da atenção. Neste estudo, objetivou-se realizar uma análise propositiva dos discursos produzidos pelos profissionais de uma equipe de atenção à saúde de servidores federais, sobre a prática interprofissional na referida equipe. Foi desenvolvido um estudo com abordagem qualitativa, baseado na perspectiva teórico-metodológica das práticas discursivas e produção de sentidos. Após a aprovação pelo comitê de ética em pesquisa, duas rodas de conversa virtuais ocorreram entre os meses de novembro e dezembro de 2021, por meio de plataforma de videoconferência. A pesquisa contou com a participação de onze integrantes da equipe, os quais foram esclarecidos previamente, e tiveram o anonimato garantido. As informações produzidas, após transcritas integralmente, possibilitaram a construção de mapas dialógicos, por meio dos quais foram visualizadas quatro categorias temáticas que surgiram a partir da interação dialógica proporcionada pelas rodas de conversa. Ressaltaram-se as falas dos profissionais sobre as principais características da interprofissionalidade, e sobre as práticas realizadas pela equipe que se enquadram no conceito de interprofissionalidade. Dentre os desafios enfrentados pelos profissionais na implementação dessa prática, encontraram-se a formação tradicional individualista, as falhas na comunicação, resistências por parte dos pares e o recente estado de pandemia vivenciado.
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