ASSÉDIO E ABUSO NO ENSINO SUPERIOR: SINTOMATOLOGIA E EFEITO COGNITIVO NAS VÍTIMAS APÓS AGRESSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2069974

Palavras-chave:

Ensino, Sexualidades, Gênero, Assédio, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir os efeitos cognitivos e sintomas (físicos e emocionais) apresentados por vítimas de assédio e abuso dentro de Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, analisamos como se evidenciam e se originam esses casos dentro das IES da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Foram recolhidos depoimentos de acadêmicos de ambos os gêneros. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line composto por questões descritivas e objetivas, que foram investigadas através de análise de conteúdo. Evidenciamos que os casos de assédio e abuso impactam diretamente a vivência acadêmica das vítimas, resultando em diversos sintomas relacionados entre si, sendo os mais comuns insegurança e ansiedade. Tais sintomas são refletidos também em dores físicas podendo levar até mesmo em casos de ideações suicidas. Neste sentido, afirmamos a necessidade da promoção de discussões sobre o tema, bem como a elaboração de políticas públicas voltada à saúde mental dos discentes.

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Biografia do Autor

Vanessa de Oliveira Haile, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Biologia Evolutiva (UEPG) Licenciada em Ciências Biológicas (UEPG). Técnica em administração(ITB). Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica (FAVENI). Capacitação em Altas habilidades/superdotação (FAVENI).

Adelaine Ellis Carbonar dos Santos, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Geografia (Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEPG - 2020), Mestra em Gestão do Território (Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEPG - 2015), Especialista em Ensino de Biologia (Universidade de Londrina/UEL - 2019), Licenciada em Ciências Biológicas (UEPG), Licenciada em Geografia (UNINTER). Pesquisadora do Grupo de Estudos Territoriais (GETE/UEPG), desenvolve pesquisas relacionadas aos Espaço Geográfico, Educação, Sexualidades, Gênero, LGBTfobia, Políticas Públicas e Produção Científica. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João del Rei - Departamento de Geociências (UFSJ/DEGEO).

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Publicado

23-04-2024

Como Citar

HAILE, V. de O.; SANTOS, A. E. C. dos. ASSÉDIO E ABUSO NO ENSINO SUPERIOR: SINTOMATOLOGIA E EFEITO COGNITIVO NAS VÍTIMAS APÓS AGRESSÃO. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2039, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2069974. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/69974. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos