SITUAÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2069662

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, Amazônia, Brasil

Resumo

Este estudo teve como objetivo destacar a situação da gravidez na adolescência na Região Norte do Brasil por meio de uma revisão sistemática, seguindo as diretrizes do PRISMA statement. A partir de uma busca abrangente em bases de dados eletrônicas, foram recuperados e incluídos oito estudos publicados de 2016 a 2023. Os estudos analisados ofereceram uma visão abrangente da problemática, revelando estabilidade nas taxas de gravidez na adolescência no Brasil até 2012, seguida por flutuações regionais. Destacou-se uma probabilidade mais elevada de gravidez na Região Norte, especialmente entre meninas de 10 a 14 anos. Houve uma redução geral nas taxas de nascidos vivos de mães adolescentes em nível nacional, com disparidades socioeconômicas impactando mais fortemente regiões menos desenvolvidas e classes mais pobres. Identificaram-se variações temporais, sendo a Região Norte a mais afetada com os números mais altos. A persistência de taxas elevadas, notadamente nas regiões Norte e Nordeste, contrastou com a tendência nacional de queda. Os resultados ressaltam a necessidade urgente de estratégias específicas para abordar esse desafio, enfatizando a importância de políticas públicas eficazes e direcionadas na mencionada região, contribuindo para a compreensão mais aprofundada da dinâmica da gravidez na adolescência na Região Norte, fornecendo subsídios essenciais para o desenvolvimento e implementação de medidas voltadas à mitigação desse cenário complexo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth Silva Lima da Costa, Fundação Osvaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública

    Doutoranda do Programa de Epidemiologia em saúde pública. Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP. Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ.

  • Matilde da Silva Conceição, Centro Universitário Uninorte

    Acadêmica de Medicina. Centro Universitário Uninorte, Rio Branco,  Acre, Brasil.

  • Christopher Wando da Silva Souza, Centro Universitário Uninorte

    Acadêmico de Medicina. Centro Universitario Uninorte,  Rio Branco, Acre, Brasil. 

  • Maria do Carmo Leal, Fundação Osvaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública

    Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1975), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1981 e 1997). Pesquisadora Sênior da Fundação Oswaldo Cruz, foi Vice Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz e Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública. Tem experiência em docência e investigação na área da Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: iniquidades em saúde da mulher, criança e adolescente, mortalidade infantil, neonatal e perinatal, parto e nascimento, cuidados básicos de saúde e avaliação de programas. Orientou mais de 50 teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. Publicou mais de 150 artigos científicos, livros e capítulos de livros. Por três vezes foi Cientista do nosso Estado - Rio de Janeiro (bolsa Faperj), Pesquisadora do CNPq 1A. Foi diretora da Editora Fiocruz, participa do comitê editorial da Revista Materno Infantil de Pernambuco e é editor associado da Revista Brasileira de Epidemiologia (ABRASCO).

Downloads

Publicado

02-04-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Ruth Silva Lima da; CONCEIÇÃO, Matilde da Silva; SOUZA, Christopher Wando da Silva; LEAL, Maria do Carmo. SITUAÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2027, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2069662. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/69662. Acesso em: 24 dez. 2025.