SITUAÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2069662

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, Amazônia, Brasil

Resumo

Este estudo teve como objetivo destacar a situação da gravidez na adolescência na Região Norte do Brasil por meio de uma revisão sistemática, seguindo as diretrizes do PRISMA statement. A partir de uma busca abrangente em bases de dados eletrônicas, foram recuperados e incluídos oito estudos publicados de 2016 a 2023. Os estudos analisados ofereceram uma visão abrangente da problemática, revelando estabilidade nas taxas de gravidez na adolescência no Brasil até 2012, seguida por flutuações regionais. Destacou-se uma probabilidade mais elevada de gravidez na Região Norte, especialmente entre meninas de 10 a 14 anos. Houve uma redução geral nas taxas de nascidos vivos de mães adolescentes em nível nacional, com disparidades socioeconômicas impactando mais fortemente regiões menos desenvolvidas e classes mais pobres. Identificaram-se variações temporais, sendo a Região Norte a mais afetada com os números mais altos. A persistência de taxas elevadas, notadamente nas regiões Norte e Nordeste, contrastou com a tendência nacional de queda. Os resultados ressaltam a necessidade urgente de estratégias específicas para abordar esse desafio, enfatizando a importância de políticas públicas eficazes e direcionadas na mencionada região, contribuindo para a compreensão mais aprofundada da dinâmica da gravidez na adolescência na Região Norte, fornecendo subsídios essenciais para o desenvolvimento e implementação de medidas voltadas à mitigação desse cenário complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Silva Lima da Costa, Fundação Osvaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública

Doutoranda do Programa de Epidemiologia em saúde pública. Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP. Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ.

Matilde da Silva Conceição, Centro Universitário Uninorte

Acadêmica de Medicina. Centro Universitário Uninorte, Rio Branco,  Acre, Brasil.

Christopher Wando da Silva Souza, Centro Universitário Uninorte

Acadêmico de Medicina. Centro Universitario Uninorte,  Rio Branco, Acre, Brasil. 

Maria do Carmo Leal, Fundação Osvaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1975), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1981 e 1997). Pesquisadora Sênior da Fundação Oswaldo Cruz, foi Vice Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz e Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública. Tem experiência em docência e investigação na área da Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: iniquidades em saúde da mulher, criança e adolescente, mortalidade infantil, neonatal e perinatal, parto e nascimento, cuidados básicos de saúde e avaliação de programas. Orientou mais de 50 teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. Publicou mais de 150 artigos científicos, livros e capítulos de livros. Por três vezes foi Cientista do nosso Estado - Rio de Janeiro (bolsa Faperj), Pesquisadora do CNPq 1A. Foi diretora da Editora Fiocruz, participa do comitê editorial da Revista Materno Infantil de Pernambuco e é editor associado da Revista Brasileira de Epidemiologia (ABRASCO).

Downloads

Publicado

02-04-2024

Como Citar

COSTA, R. S. L. da; CONCEIÇÃO, M. da S.; SOUZA, C. W. da S.; LEAL, M. do C. SITUAÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2027, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2069662. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/69662. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos