ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM ÁREAS RURAIS LOCALIZADAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2069411

Palavras-chave:

Esgotamento sanitário rural, Sistemas de tratamento sanitário, Impactos socioambientais, Sustentabilidade ambiental

Resumo

O contexto rural brasileiro apresenta vulnerabilidades sociais e programáticas, com o isolamento dos serviços de saúde, moradias precárias e saneamento básico deficiente, cujo serviço de esgotamento sanitário têm restrições no acesso ou inexiste. Neste panorama, é comum o lançamento de esgotos domésticos nos quintais/hortas enquanto que, os dejetos humanos são encaminhados para fossas rudimentares, ou descartados a céu aberto. Ante tal, mostrou-se pertinente a investigação acerca da análise situacional do esgotamento sanitário da região sul do Brasil, mediante uma revisão integrativa da literatura. Verificou-se que a coleta seletiva dos resíduos secos é deficiente. Os resíduos orgânicos são destinados para a alimentação de animais; queimados; ou dispostos a céu aberto. Quanto aos resíduos líquidos, são encaminhados às fossas rudimentares; ou despejados no solo. Os danos decorrentes da destinação inadequada destes resíduos atingem diretamente a população, com intoxicações; doenças respiratórias; doenças feco-orais e de veiculação hídrica. Ademais, os impactos se estendem ao meio ambiente com a eutrofização e modificação dos aspectos físicos das águas; poluição do solo; e contaminação dos alimentos. Diante disso, é necessária a implementação de sistemas de tratamento de resíduos e apoio técnico e educativo aos moradores, para contribuir na melhoria das condições de vida das comunidades rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Marisa Burchardt Schultz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (UNIJUÍ).

Juliana Maria Fachinetto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (UNIJUÍ).

Christiane de Fatima Colet, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (UNIJUÍ).

Roberto Carbonera, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

19-03-2024

Como Citar

SCHULTZ, A. M. B.; FACHINETTO, J. M.; COLET, C. de F.; CARBONERA, R. ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM ÁREAS RURAIS LOCALIZADAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2022, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2069411. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/69411. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos